Defesa realiza a XIV Reunião de Estados-Maiores Conjuntos Brasil-França

comandante Cleber Ribeiro

A XIV Reunião de Estados-Maiores Conjuntos de Defesa Brasil-França, realizada nos dias 3 e 4 de julho, em Brasília, foi marcada pelo aprofundamento da cooperação bilateral e da parceria no desenvolvimento de projetos estratégicos entre os ministérios da Defesa do Brasil e da França.

A reunião foi presidida pelo subchefe de Assuntos Internacionais (SCAI) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), brigadeiro Carlos Minelli de Sá e pelo comandante superior das Forças Armadas Francesas na Guiana, representante do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas da França (EMA), brigadeiro Didier Looten, e contou com a presença de representantes das Forças Armadas do Brasil e da França. Ocasião em que foram tratados os aspectos gerais relativos à cooperação em defesa, reforçando a confiança mútua existente entre as duas nações.

Assuntos de cooperação

Durante a reunião foram apresentados temas de relevância, tais como: a cooperação entre as Forças Armadas do Brasil e as Forças Armadas Africanas; a cooperação da Marinha do Brasil no Golfo da Guiné; o planejamento e a condução de operações conjuntas para Missões Exteriores e Missões Interiores.

E foi ainda acordado, de forma conjunta, as perspectivas de intercâmbios na área do planejamento e da condução de operações na fronteira entre o Brasil e a Guiana francesa. Além destes temas também foram tratados, em mesa redonda, assuntos como a cooperação transfronteiriça entre o Brasil e a Guiana e o ensino militar superior na França.

O DEFNET

Os franceses propuseram a participação de especialistas brasileiros na próxima edição do Exercício DEFNET, na França, a fim de manter os contatos e acompanhar as evoluções dos conhecimentos em um setor em constante progresso. Em paralelo, o Centro de Defesa Cibernética (CDCiber) convidou os franceses a participarem do próximo Estágio Internacional de Defesa Cibernética, em 2019, na cidade de Brasília.

O PROSUB

Os participantes da reunião comemoraram as perspectivas de cooperação, iniciadas em 2016, com o avançado estágio do Programa de Submarinos da Marinha do Brasil (PROSUB), com previsão de lançamento, em dezembro de 2018, do Submarino de Propulsão Convencional Riachuelo, do alto nível de interoperabilidade e da cooperação transfronteiriça entre as Forças Armadas na Guiana e os Comandos Regionais brasileiros.

Na oportunidade, as atividades realizadas pelas Forças foram revistas e foram formuladas propostas de ações futuras como o prosseguimento de patrulhas navais nas áreas de interesse da Guiana Francesa, onde a França formulou o interesse da participação de aeronaves de patrulha marítima da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Golfo da Guiné

A respeito do Golfo da Guiné, Brasil e França consideram a região de importância primordial em matéria de segurança marítima e em matéria de iniciativas de cooperação com os países costeiros do Golfo da Guiné, intercâmbio de informações sobre Medicina Operativa e Defesa Alimentar no Navio Doca Multipropósito (NDM ) “Bahia”, pertencente à Marinha Brasileira. O Brasil convidará um oficial médico francês para embarque no navio.

 

A Celebração do Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil

O Exército Brasileiro (EB) realizará as coordenações para a celebração do centenário da Missão Militar francesa no Brasil, por meio da composição de uma comissão franco-brasileira, e a França fornecerá uma representação composta por militares da FAG e unidades militares participantes da importante interação histórica.

Ordem do Mérito da Defesa

A reunião de Estados-Maiores Conjuntos Brasil-França destacou-se, ainda, como oportunidade para a entrega da Medalha da Ordem do Mérito da Defesa ao adido de Defesa da França no Brasil, coronel Charles Orlianges, pelos relevantes serviços prestados em prol da união das Forças Armadas do Brasil e da França.

Fotos: Keven Cobalchini / MD

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter