COBERTURA ESPECIAL - Brasil - Argentina - Terrestre

26 de Setembro, 2019 - 10:50 ( Brasília )

19º Regimento de Cavalaria Mecanizado participou de exercício combinado entre Brasil e Argentina


No período de 13 a 19 de setembro, o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado (19º RC Mec), “Regimento San Martín”, participou do exercício combinado denominado “Operação Guarani”.

Essa atividade, fruto acordo em Conferência Bilateral de Estado-Maior entre o Exército Brasileiro e o Argentino, teve por objetivos principais desenvolver a interoperabilidade entre tropas brasileiras e argentinas na execução de operações, bem como a troca de experiências e o desenvolvimento da doutrina de operações combinadas.



Participaram da Operação Guarani as tropas do Comando da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e os militares do Exército Argentino, principalmente da Brigada de Monte XII, num total de 1.172 militares.

O exercício se desenvolveu em uma área de 3.200 km2, nos municípios de São Borja, Itacurubi e Santo Antônio (todos no Rio Grande do Sul), empregando mais de 290 viaturas militares e um helicóptero Jaguar do 1º Batalhão de Aviação do Exército, sendo que o 19º RC Mec foi a principal tropa executora do exercício.



Dentre as diversas atividades, cabe destacar: a demonstração de transposição de curso d’água, realizada pela 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada de São Borja; o ataque coordenado, executado pelo 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado de São Borja; e o exercício de tiro de armas coletivas, coordenado pelo 19º Grupo de Artilharia de Campanha, de Santiago.

No dia 19 de setembro, no quartel de São Borja, foi realizada a formatura de encerramento da operação. O público assistiu a um desfile motorizado dos integrantes da Força-Tarefa Guarani, uma apresentação de um pelotão de soldados, que realizou uma demonstração de ordem unida sem comando, uma reprise hípica de saltos, com participação de um militar argentino e, ainda, demonstrações do Pelotão de Cavalaria Mecanizado.

Fotos: 19º RC Mec

VEJA MAIS