COBERTURA ESPECIAL - Brasil - Argentina - Terrestre

23 de Setembro, 2019 - 10:20 ( Brasília )

Exercício de Adestramento Combinado com Exército Argentino envolve tropas de Engenharia no Sul do Brasil


Durante os dias 15 a 19 de setembro, a 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (1ª Cia E Cmb Mec) participou da Operação Guarani, Exercício de Adestramento Combinado entre Tropas do Exército Argentino e do Exército Brasileiro.

No cenário operacional simulado na Coudelaria de Rincão/Campo de Instrução de Rincão, foi realizada a demonstração de transposição de um curso de água, obstáculo em apoio à Força-Tarefa do 19° Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec), da 1ª Brigada de Cavalaria Mecaniza. A transposição foi realizada em duas fases.

A primeira era de assalto, empregando botes Zefir, pontões de alumínio e viatura anfíbia Guarani. O Pelotão de Engenharia de Combate, orgânico da Força-Tarefa, realizou a abertura de uma trilha para a passagem da tropa a pé e de uma brecha para a passagem dos blindados, com a utilização de explosivos reais.

 

Na segunda fase, foram utilizadas uma Portada Modular Pesada Krupp FFB2000 e uma Portada Tática Leve para transposição de blindados e viaturas, e ainda uma passadeira de alumínio para a tropa a pé. Nessa operação, a Companhia Souza Docca contou com o apoio suplementar específico de Engenharia do 3º e do 6º Batalhão de Engenharia de Combate, face à necessidade da manobra extrapolar os limites de material de uma Unidade de Engenharia orgânica de uma Brigada de Cavalaria Mecanizada.

A demonstração contou com a presença do Comandante Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antônio Miotto; do Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Mauro Sinott Lopes; do Comandante da 3ª Região Militar, General de Divisão Riyuzo Ikeda; do Comandante da 5ª Região Militar, General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado; do Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa; do Comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, General de Brigada Amadeu Martins Marto; do Chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Sul, General de Brigada Raul Rodrigues de Oliveira; do Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Flávio dos Santos Lajoia Garcia; e do Comandante de Adestramento e Alistamento, General Aldo Daniel Sala, do Exército Argentino.

Prestigiaram, ainda, a apresentação militares das organizações militares da 1ª Bda C Mec e do Exército Argentino.

 

Fotos: Sd Jonatas e Sd Iohan - 1ª Cia E Cmb Mec

VEJA MAIS