BR-AR – Operação Yaguareté

Rosário do Sul (RS) – A Operação Yaguareté foi um exercício desenvolvido por Organizações Militares dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, no Campo de Instrução Barão de São Borja.

Na manhã de 20 de novembro, militares do 5º Batalhão de Infantaria Leve (Lorena-SP) realizaram assalto aeromóvel, utilizando aeronaves de asa rotativa do 2º Batalhão de Aviação do Exército, sediado em Taubaté (SP).

Em seguida, a tropa avançou pelo terrento, com a finalidade de conquistar uma cabeça de ponte aeromóvel, simulando um ataque à Vila Capela Saicã. A força oponente foi composta por militares do Centro de Adestramento Leste (Rio de Janeiro-RJ), utilizando dispositivo de Simulação de Engajamento Tático – DSET.

Após o assalto aeromóvel e a conquista da vila Capela Saicã, aeronaves do 2º BAVEX realizaram transporte e desembarque de viaturas, armamentos e suprimentos para a força-tarefa aeromóvel.

Na parte da tarde, as tropas do 5º Batalhão de Infantaria Leve implementaram ações para a manutenção da cabeça de ponte, até a junção, na manhã seguinte, com as tropas do 6º Regimento de Cavalaria Blindado (Alegrete- RS). Após as tropas terem assumido o controle da vila, a força-tarefa aeromóvel realizou a exfiltração da área conquistada.

No dia 22 de novembro, uma comitiva composta por Oficiais Generais do Exército Argentino e do Exército Brasileiro desembarcou na vila São Simão, na região de Cacequi, a fim de assistir à demonstração das atividades realizadas durante o exercício.

Autoridades presentes à demonstração de 22/11/17 – Vila São Simão

1)    Gen Div Marcos Antonio AMARO dos Santos – Comandante da Terceira Divisão de Exército; (Brasil)

 2)   Gen Div José Eduardo PEREIRA – Primeiro Subchefe do Comando de Operações Terrestres. (Brasil)

 3)   Gen Bda Angel Daniel SALA – Comandante da Força de Implantação Rápida. (Argentina)

 4)   Gen Bda Carlos José Russo Assumpção PENTEADO – Comandante do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul; (Brasil)

5) Gen Bda MÁRIO Fernandes – Comandante da Décima Segunda Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel; (Brasil)

6) Gen Bda Guillermo Olegario Gonzalo PEREDA – Comandante da Quarta Brigada Aerotransportada; (Argentina)

7) Gen Bda Osvaldo José SUÁREZ – Comandante da Segunda Brigada Blindada; (Argentina)

8) Gen Bda Josias PEDROTTI da Rosa – Comandante 2ª Bda C Mec (Brasil)

9) Gen Bda RAUL Rodrigues de Oliveira – Comandante da 1ª Bda C Mec (Brasil)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter