BR – AR – Preparativo Operação Conjunta Hermandad-Yaguaretê

Santa Maria (RS) – No período de 24 a 28 de abril, representantes dos Exércitos Brasileiro e Argentino realizaram, em Santa Maria, a 3ª Reunião de Planejamento da Operação Conjunta Hermandad-Yaguaretê.
           
A Operação Hermandad-Yaguaretê é um compromisso internacional do Exército Brasileiro assumido junto ao Exército Argentino para a execução simultânea das Operações de mesmo nome a partir do ano de 2017.
           
A Operação Hermandad será um jogo de guerra nível brigada, composta por forças e estado-maior combinado, a ser executado no Centro de Adestramento e Avaliação Sul (CAA-Sul), em Santa Maria.
           
E a Operação Yaguaretê, consiste de um exercício no terreno de assalto aeromóvel e junção a ser realizado no Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul.
           
A abertura da reunião foi realizada pelo Chefe do Estado-Maior da 3ª Divisão de Exército, Coronel Paulo Sérgio Felipe Alves.
           
Além da exposição da situação geral do exercício, os principais objetivos da atividade foi o de realizar reunião de coordenação com os órgãos aduaneiros dos dois países a fim de acertar a documentação necessária para o ingresso de pessoal e material argentinos no território brasileiro; elaborar o quadro-horário do exercício; elaborar proposta da programação da visita de autoridades (VISAUT); e reconhecer a área do exercício, realizado no dia 27 de abril.
           
Durante o período, foi realizado uma visita ao Centro de Adestramento e Avaliação-Sul (CAA-SUL) para verificar o funcionamento dos dispositivos de simulação do Simulador de Apoio de Fogo (SimAF) e conhecer os equipamentos que constituem o projeto de treinamento, com a utilização de dispositivos de simulação das unidades de Artilharia do Exército.
           
Também, visitaram o quartel do Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) para conhecer as viaturas blindadas de combate (VBC) e mecanizadas que dotam as unidades militares subordinadas ao Comando da 3ª Divisão de Exército, bem como os dispositivos de simulação de combate do CI Bld empregados nos cursos e estágios de capacitação de oficiais e sargentos do Exército Brasileiro e de nações amigas.
           
Participaram das atividades representando o Exército Brasileiro,

General de Brigada Josias Pedrotti da Rosa, Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (2ª Bda C Mec);
– oficiais do Centro Coordenado de Operações do Comando Militar do Sul;
– 3ª Divisão de Exército (3 DE);
– Comando de Operações Terrestres (COTER);
– 5º Batalhão de Infantaria Leve (5 BIL);
– 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel);
– 2ª Bda C Mec, e,
– Comando de Aviação do Exército (CAvEx).


Por parte do Exército Argentino, houve a participação de nove Oficiais Superiores chefiados pelo General de Brigada Guillermo Olegario Gonzalo Pereda, Comandante da IV Brigada Aerotransportada, sediada na cidade de Córdoba-Argentina.
           
A Operação está prevista para ocorrer na segunda quinzena do mês de novembro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter