COBERTURA ESPECIAL - Brasil - Argentina - Naval

30 de Janeiro, 2017 - 10:30 ( Brasília )

Marinha do Brasil opera com a Armada Argentina


No dia 23 de janeiro de 2017, ao suspenderem do porto de Mar del Plata, na Argentina, o Navio Doca Multipropósito Bahia e a Corveta Barroso participaram da PASSEX, operação entre a Marinha do Brasil e a Armada da República Argentina.

Com a Corveta Argentina Granville, realizaram exercícios de Leap frog, em que os navios aproximam-se mantendo a mesma distância e velocidade por um determinado período; Light line, onde é passado o cabo de distância entre os navios; Comunicações por holofote e Manobras táticas.

Realizada durante a Operação ASPIRANTEX 2007, a PASSEX teve o objetivo de estreitar laços entre as duas marinhas e aumentar a interoperabilidade dos meios participantes.

Aspirantex 2017 finaliza a fase de porto e realiza a fase de mar a caminho de Santa Catarina

No dia 23 de janeiro, a Operação Aspirantex 2017 iniciou sua terceira fase com o suspender dos navios dos Portos de Montevidéu, no Uruguai, e de Mar Del Plata, na Argentina, em direção a Santa Catarina, no sul do Brasil.

Durante a semana, os Aspirantes da Escola Naval participaram e acompanharam os exercícios de: Homem ao Mar, Light Line, Pick Up e Vertrep (retirada de material dos navios por meio de guincho e gancho, respectivamente, conectados à aeronave), Problema de Batalha, Trânsito Sob Ameaça Aérea, Transferência de Óleo no Mar, Trânsito com Oposição de Submarino, Guarnecimento do Grupo de Socorro Externo e Guarnecimento do Grupo de Visita e Inspeção. Foi realizado também o exercício de Trânsito com Oposição de Superfície com a presença da Corveta Jaceguai.

A Aspirantex 2017 oferece aos Aspirantes um programa de exercícios para que possam se familiarizar com a vida a bordo de um navio e também para que se sintam motivados e seguros ao realizarem a escolha de corpo e habilitação. Com isso, no dia 26 de janeiro, puderam decidir o rumo de suas carreiras e optaram por ser do Corpo da Armada, do Corpo de Fuzileiros Navais ou do Corpo de Intendentes.

Ao término da fase de mar e na chegada ao porto de Itajaí, no dia 27 de janeiro, ocorreu o exercício de Atracação com Ameaça Assimétrica. Essa foi mais uma oportunidade do Aspirante se familiarizar com a vida no mar.



Outras coberturas especiais


PROSUPER

PROSUPER

Última atualização 12 DEZ, 16:30

MAIS LIDAS

Brasil - Argentina