BID – MB Visita São Bernardo do Campo

A presença de sete Almirantes em São Bernardo do Campo (SP) no próximo dia 6 de dezembro, juntamente com o Prefeito Luiz Marinho, é um marco para a Marinha do Brasil e para a Região do Grande ABC.

A finalidade da visita é a realização de uma Conferência da Marinha sobre as suas demandas de produtos e serviços para os próximos anos, bem como sobre os caminhos para a indústria do Grande ABC tornar-se fornecedora da Marinha. O principal conferencista será o Diretor de Abastecimento da Marinha, Vice-Almirante Edésio Teixeira Lima Junior. Além das conferências, haverá uma Rodada de Relacionamento com empresas previamente cadastradas, para futuros negócios com a Força Naval.

As rodadas de relacionamento previstas são: a) metal-mecânica (máquinas, motores e eletrônica); b) alimentos; c) têxtil; d) material cirúrgico-hospitalar; e) material de expediente e de marinharia.

Para a Marinha do Brasil, trata-se de uma experiência-piloto. O contato com o maior parque industrial da América Latina – o Grande ABC – pode tornar-se uma iniciativa emblemática e dar origem a outros encontros em regiões também capacitadas a fornecer insumos para a Marinha. Ela se situa no âmbito da Estratégia Nacional de Defesa, que prevê a nacionalização progressiva da cadeia de suprimento das Forças Armadas, com a constituição de uma Base Industrial de Defesa.

Para os sete municípios do Grande ABC, esta é mais uma iniciativa voltada a diversificar sua rede de negócios, sem perder os focos tradicionais nos segmentos automotivo, químico e petroquímico. A inserção na cadeia produtiva de Defesa pode reduzir a dependência da região em relação à indústria automotiva, desenvolvendo novos mercados sem perder aqueles já consolidados. Durante a Conferência da Marinha, os presentes também serão informados sobre a solicitação do Ministério da Defesa do Peru, de fornecedores brasileiros de equipamentos laboratoriais para o futuro Instituto Tecnológico Militar daquele país vizinho.

O evento, organizado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, ocorrerá no período da manhã, 

Dia  – 06 Dezembro 2012
Hora – a partir das 9h00,
Local – Auditório do Senai Mario Amato, à Rua José Odorizzi, 1.555, Bairro Assunção, em São Bernardo do Campo.

 ESTRATÉGIA PERSISTENTE

A Prefeitura de São Bernardo do Campo desenvolve, na gestão do Prefeito Luiz Marinho (reeleito em primeiro turno em outubro de 2012), uma sequência de atividades para inserir o setor produtivo do município e do ABC no segmento de Defesa. As viagens do Prefeito Marinho à Suécia e França em 2010, para conhecer os projetos concorrentes à licitação de 36 caças para a Força Aérea, deram origem a inúmeros seminários e workshops na cidade com as empresas europeias concorrentes, que resultaram na inauguração do Centro de Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) em maio de 2011. Um questionário da Boeing Company foi distribuído na região e algumas empresas foram selecionadas para a rede mundial de suprimento da maior fabricante mundial de aeronaves. As ações prosseguiram com um seminário em out/2011, com a presença dos Presidentes do BNDES e Finep, representantes do Ministério da Defesa, do Congresso Nacional, das entidades empresariais ligadas ao setor, sindicatos, universidades (que realizaram Colóquio Acadêmico com o ITA e o IME sobre Pesquisas em Defesa) e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Já em 2012, a cidade recebeu visita do general Aderico Mattioli, Diretor de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, que palestrou sobre a Catalogação de Produtos, etapa imprescindível para tornar-se fornecedor das Forças Armadas. A Prefeitura trabalha para instalar, em conjunto com o Ministério, uma Agência de Catalogação no município, voltada a todo o Grande ABC.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter