COBERTURA ESPECIAL - Base Industrial Defesa - Defesa

21 de Agosto, 2012 - 08:00 ( Brasília )

BID - Flight Technologies Lança o Sistema Mission Moving Map

Empresa é pioneira no desenvolvimento de VANT (veículos aéreos não tripulados ), no Brasil

A Flight Technologies, empresa 100% nacional, iniciou recentemente os testes operacionais do sistema Mission Moving Map – M3. O M3 é um sistema de navegação integrado e foi instalado em um helicóptero Esquilo, da Polícia Militar de São Paulo, e está sendo utilizado em missões. A empresa investiu R$ 3,395 milhões no desenvolvimento de uma família de aviônicos, da qual o M3 faz parte - por meio de um contrato assinado com a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).

 A parceria com a PM paulista existe desde 2008 e a corporação vem contribuindo para a definição de requisitos técnicos para o aprimoramento do sistema. Além dos testes operacionais, o M3 também está em processo de certificação junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O M3 é um sistema de inteligência, comando e controle urbano utilizado como auxílio em operações policiais e de defesa civil. O sistema é composto por um display eletrônico, instalado em aeronaves de asas rotativas, que possibilita a aquisição e disseminação de informações em tempo real. As equipes em solo, em viaturas ou mesmo em centros de comando e controle das cidades recebem tais dados que auxiliarão na tomada de decisões.

Para o coronel da PM, Carlos Eduardo Falconi, o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PM paulista, sempre procurou evoluir seus processos em seus mais de 27 anos de existência. Segundo ele, uma das maiores dificuldades operacionais em ocorrências emergenciais é a localização do lugar da ocorrência, principalmente quando há vidas envolvidas e é essencial dispor da tecnologia que existe atualmente para minimizar o quanto possível o tempo de resposta.

 “O desenvolvimento tecnológico das operações policiais aéreas deve ser feito em parceria, uma vez que quem entende e vive o problema é o usuário e quem entende de tecnologia é a indústria. Assim, desde 2008, estamos à procura de um equipamento que atenda nossas necessidades operacionais, ou seja, não um GPS qualquer, mas um equipamento que se integre à aviônica da aeronave e auxilie os operadores facilitando que sua expertise seja colocada em prática com o menor erro possível. Esse sistema da Flight Technologies corresponde às expectativas”, comenta o coronel Falconi.

O novo dispositivo de navegação integrada, instalado no painel da aeronave, permite rastrear também detalhes do terreno e elevações por meio de mapas que integram o banco de dados geográfico das cidades. As câmeras de imageamento captam os dados de navegação GPS de 24 satélites que orbitam no globo terrestre. Os mapas digitais apresentam detalhes dos municípios, com arruamentos, rodovias, pontos de interesse e limites de município.

 Dados como plano de voo, distâncias e posição da aeronave são mostradas em um display colorido de LCD de 6,5 polegadas de alta definição. O M3 permite analisar as condições de terrenos em longo alcance e de maneira simples. Além disso, o sistema permite a visualização e gestão das informações com a sobreposição de telas.

 “Este sistema foi desenvolvido para aplicações especiais, tais como segurança interna, resgates e atendimentos a ocorrências, baseando-se em navegação GPS e mapas integrados de terrenos com alertas de colisão. O sistema também é capaz de adquirir, gravar e exibir vídeos capturados por câmeras FLIR, por exemplo, sendo um grande avanço tecnológico, que permitirá dar suporte a missões, oferecendo uma visão ampla da área, pelo rastreamento das imagens”, ressalta o presidente da Fligth Technologies, Nei Brasil.



Outras coberturas especiais


US

US

Última atualização 22 NOV, 10:40

MAIS LIDAS

Base Industrial Defesa