Atech S.A. comemora 10 anos

A Atech S.A., empresa do Grupo Embraer, comemora 10 anos no próximo dia 14 de dezembro. A data é um importante marco para a empresa, que tem sua atuação consolidada nas áreas de Defesa, Segurança Pública e ATM/ATFM (Air Traffic Management/ Air Traffic Flow Management) e vem conquistando novos mercados com a área de Soluções Corporativas.

Em 2019, a Atech deu importantes contribuições para o desenvolvimento tecnológico e a soberania brasileira, fruto desses dez anos de atuação em parceria com as Forças Armadas em diversos projetos estratégicos do país. Neste ano, a empresa foi escolhida – junto com o Consórcio Águas Azuis, formado também por thyssenkrupp Marine Systems e Embraer Defesa & Segurança – como a melhor oferta para a construção dos Navios Classe Tamandaré, para a Marinha do Brasil. A presença da Atech nesse consórcio foi fundamental para o sucesso da empreitada, devido à expertise da empresa no desenvolvimento de Sistemas de Missão Embarcados e em transferência tecnológica.

Ainda na área de Defesa, a Atech avançou com importantes entregas na Mauritânia para a implantação no país africano de um complexo sistema de Comando e Controle de vigilância e defesa aérea e terrestre. O projeto contempla Sistema C3I com um Centro de Controle de Operações Militares, comunicação via satélite, radares de vigilância, unidades C2 Móveis e Fixas, além de capacitação das equipes e comandos.

Na área de ATM/ ATFM foram muitos avanços, sendo um dos principais o que vem sendo realizado juntamente com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), ambos ligados à Força Aérea Brasileira (FAB), para implantação no SIGMA do conceito de múltiplas instâncias, com o objetivo de integrar os dados de fluxo aéreo de outros países da América do Sul. Esse projeto segue uma tendência mundial de regionalização do sistema de gestão de tráfego aéreo, permitindo que o Brasil tenha posição de protagonismo nessa ação.

“Sem falar nos estudos que a empresa vem desenvolvendo para se pensar o tráfego aéreo urbano (UATM) para a chegada dos veículos elétricos de pouso e decolagem vertical, os chamados eVtols”, destaca o presidente da Atech, Edson Mallaco.

No setor corporativo, a empresa vem revolucionando a forma como as empresas encaram o conceito de indústria 4.0 e a necessidade de adotar tecnologias disruptivas para otimizar e melhorar processos, com ganhos de eficiência e produtividade.

“Comemorar dez anos é uma grande satisfação, principalmente quando analisamos a história da nossa empresa. Foram muitas conquistas em tão pouco tempo. Uma empresa nova e, ao mesmo tempo, já muito robusta, formada por profissionais extremamente capacitados e diferenciados, que pensam o Brasil e Mundo de olho no futuro, para buscar soluções tecnológicas que vão impactar o mundo, contribuindo para uma sociedade mais segura, eficiente e sustentável”, conclui o presidente da Atech, Edson Mallaco.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter