Exército apresenta seus projetos estratégicos em evento inédito da indústria de defesa em Santa Catarina

O Exército Brasileiro esteve presente na primeira edição da SC Expo Defense (Feira de Tecnologias e Produtos de Defesa), realizada entre os dias 27 e 29 de setembro, na Base Aérea de Florianópolis (SC).

Promovido pelo Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina (CIESC), entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por intermédio do Comitê da Indústria de Defesa (COMDEFESA), o evento inédito apresentou os produtos e as novas tecnologias da indústria e projetos estratégicos das Forças Armadas que estão em andamento.

Espaço propício para o estabelecimento de novas parcerias e o fortalecimento da tríplice hélice: defesa, indústria e academia. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades como o Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva; o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; o Comandante Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antônio Miotto; o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Carlos Augusto Amaral Oliveira; e o Presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

A consolidação da base industrial de defesa esteve no foco da SC Expo Defense. Mais de 70 expositores de empresas sediadas em Santa Catarina estiveram presentes no evento.

Da mesma forma, o setor acadêmico também marcou presença na ocasião, com alunos e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), apresentando seus projetos e estudos no campo da defesa.

Ao lado das Forças coirmãs, o Exército apresentou seu portfólio de projetos estratégicos ao empresariado catarinense, em um estande montado na feira. Na parte externa do pavilhão, foram expostas algumas viaturas blindadas da Força, vistas por um grande público no último dia do evento, que teve entrada franca.

Paralelamente à exposição, uma extensa e variada programação de palestras e painéis foi destaque ao longo da atividade. Para o Ministro da Defesa, "a feira foi uma excelente oportunidade de interação entre as três esferas da indústria nacional de defesa, sendo Santa Catarina um local ideal para sua realização, por ser um estado pujante e inovador, com números positivos de sua indústria".

Já o Presidente da FIESC ressaltou que "o bom relacionamento da federação com os poderes constituídos tem sido fundamental para o estabelecimento de políticas voltadas para a competitividade e o desenvolvimento do estado, sendo a Expo Defense mais uma iniciativa nesse sentido".

Por sua vez, o universitário Yan Azeredo, integrante do projeto Floripa Sat 1, da UFSC, comentou que "o evento foi importante para os estudantes apresentarem suas pesquisas e formarem uma rede de contatos com empresários do setor de defesa, um ramo que fica mais aquecido a cada ano".

Crédito: ST Ageu Souza (fotos)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter