Akaer conquista Prêmio Nacional de Inovação nas categorias Inovação em Produto e Inovação Organizacional

Nota matéria reeditada

Incluído vídeo

O Editor

A Akaer, empresa certificada como EED (Empresa Estratégica de Defesa), com controle acionário nacional e gestão independente, conquistou o Prêmio Nacional de Inovação edição 2018/2019 nas categorias Inovação em Produto e Inovação Organizacional, na modalidade Média Empresa.

O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Finalista em 4 das 5 categorias da edição 2018/2019 a Akaer foi confirmada como vencedora em 2 categorias no último dia 10 de junho, durante cerimônia realizada dentro da programação do 8º Congresso de Inovação.

Além de conquistar os prêmios nas categorias Inovação de Produtos e Inovação Organizacional, a empresa recebeu duas menções honrosas pelas Inovações em Processos e Gestão da Inovação.

A categoria Inovação de Produtos avalia a introdução de bem ou serviço novo ou significativamente melhorado, em termos de suas características ou usos previstos, que proporcionaram impactos positivos ao negócio.

Já a categoria Inovação Organizacional avalia a implantação de métodos organizacionais novos ou significativamente melhorados, incluindo práticas de negócios, organização do local de trabalho ou suas relações externas, que proporcionaram impactos positivos ao negócio.

Por fim, a Inovação em Processos trata da implementação de métodos de produção e/ou métodos de distribuição novos ou significativamente melhorados, que proporcionaram impactos positivos ao negócio e a categoria Gestão da Inovação reconhece as organizações, que, por meio da implantação de processos, métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação, produzem um ambiente profícuo à geração de inovações.

A metodologia adotada pelo Prêmio Nacional de Inovação segue padrões internacionais e contempla quatro etapas: auto validação; validação virtual; visita técnica; e seleção.

O objetivo do prêmio é incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas organizações que atuam no Brasil.

“Semifinalista em 5 das 5 categorias, finalista em 4 e vencedora em 2. Parabéns a toda a equipe e amigos que ajudaram a construir este marco. Obrigado a todos pela dedicação e pela crença de que sempre é possível. A superação e a excelência andam juntas e com elas vamos continuar a vencer barreiras. Por fim, obrigado ao Conselho da Akaer que acreditou no projeto e aposta em construir um futuro mesmo nestes tempos complicados. Investir, inovar, conquistar” – Fernando Ferraz – COO da Akaer.

“Uma honra muito grande sermos contemplados com o Prêmio Nacional de Inovação. É o reconhecimento de nossos esforços e da dedicação de toda a equipe e de nossos parceiros estratégicos em avançar na área de Pesquisa & Desenvolvimento, trazendo para o Brasil tecnologias e conhecimentos, para um maior destaque no panorama mundial”, reforça o presidente e CEO da empresa, Cesar Augusto Teixeira Andrade e Silva.

Fundada em 1992, a holding Akaer é considerada um dos grupos empresariais mais importantes do país, composta pelas seguintes empresas: Akaer Engenharia; Troya, dedicada ao projeto, desenvolvimento e fabricação de ferramental, plataformas e automação; Akros, o braço industrial dedicado a integrar a industrialização e manufatura de produtos de alta tecnologia; Equatorial, responsável pelo desenvolvimento, projeto e integração de sistemas espaciais e carga útil para satélites; e Opto Space & Defense, voltada para o desenvolvimento de projeto e integração de tecnologias e produtos optrônicos.

O grupo conta com uma estrutura de 18.000 m2 de área construída, seis prédios e capacidade para cerca de dois mil funcionários, capaz de absorver uma industrialização avançada com foco na alta tecnologia.

A Akaer também conta com a sede da Opto S&D, em São Carlos (SP). Uma infraestrutura moderna que a permite atuar em todo o ciclo de desenvolvimento, qualificação e fabricação de optrônicos para espaço e defesa.

A empresa é uma desenvolvedora de produtos e uma integradora de primeiro nível para os setores aeronáutico, espacial e de defesa tanto no Brasil quanto no exterior. Devido à expertise nessas áreas, o Grupo Akaer atende os grandes players mundiais do setor como Embraer, Boeing e Airbus e participa de projetos estratégicos para o Brasil como o cargueiro KC-390, da Embraer, o caça Gripen NG da SAAB, e as câmeras MUX e WFI para os satélites do programa CBERS.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter