Discurso do Presidente da ABIMDE Roberto Gallo na posse dos Conselhos Diretor e Fiscal

Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente da República General Hamilton Mourão;

Em vosso nome saúdo todas as autoridades, presentes.

Estimadas empresas associadas da ABIMDE,

Senhoras e Senhores,

Nós, dos Conselhos Diretor e Fiscal da ABIMDE, estamos felizes e honrados em recebê-los nesta tarde para esta cerimônia em que somos empossados. A presença dos senhores e das senhoras sinaliza e reforça a importância estratégica que a Defesa e a Segurança Nacional possuem para o projeto de um país próspero, ordeiro e soberano.

A Defesa e a Segurança são mais do que proteger o que nos é querido, significa também permitir o novo.

O Proteger possui diversas dimensões, como as expressas na soberania nacional, na capacidade dissuasória, na proteção de recursos e riquezas, na proteção da sociedade, no combate à violência urbana e rural, e na garantia das liberdades individuais.

Da mesma forma, o Permitir o Novo possui também diversas expressões. Para uma nação pacífica como a nossa, são aquelas que traduzem o incremento de nosso soft-power e a projeção de força, como, por exemplo,  por intermédio da participação em missões de paz e operações de busca e resgate internacionais.

Porém, no eixo do Novo, o principal desdobramento de Defesa e Segurança é na geração de riquezas em torno do avanço tecnológico, onde a tríplice hélice indústria, Estado e academia cumpre um papel propulsor do desenvolvimento e do progresso do nosso país.

Se por um lado a Proteção é objetivo desejado, e alcançável com trabalho sério por qualquer nação livre, democrática e respeitadora da ordem internacional e dos direitos humanos, lograr o Novo não é para todos.

Não existe grande nação sem uma base industrial de defesa pujante, base essa que é decisiva na projeção de força, no desenvolvimento econômico e na liderança tecnológica.

Ao longo dos tempos, a nossa indústria de defesa e segurança já provou inúmeras vezes a sua capacidade de inovar e de entregar produtos e serviços em igualdade com o que há de melhor do mundo.

Grandes faróis como ENGESA, IMBEL, EMBRAER, AVIBRÁS, ENGEPRON e CBC, dentre outras, são provas, em diferentes épocas, de que na parábola do peixe e da pesca, podemos ser os mestres que projetam as varas de pescar!

Neste contexto, a ABIMDE vem há 34 anos congregando centenas de empresas e instituições nacionais que participam de uma ou mais etapas de pesquisa, desenvolvimento, produção e de apoio logístico de produtos e serviços de Defesa e Segurança.

Assumimos hoje, para o triênio 2019-2021, a direção da ABIMDE, com a certeza de que: um país soberano e próspero, um segmento de Defesa e Segurança pujante e gerador de riquezas e uma associação ativa e altiva são indissociáveis entre si.

Estabeleceremos metas visando à integração das cadeias produtivas e ao adensamento tecnológico dos produtos e serviços de Defesa e Segurança objetivando o aumento da competitividade no mercado internacional, o que certamente resultrá na geração de divisas com empregos de qualidade.

Almejamos que as Forças Armadas, os Órgãos de Segurança Pública e demais Entes de Estado, encontrem na ABIMDE um parceiro isento, consistente, transparente e com conhecimento de causa.

As nossas queridas associadas encontrarão na ABIMDE um ambiente democrático, fraterno, e compromissado com a promoção e o apoio aos interesses comuns de cada uma de suas congregadas.

Meus amigos e minhas amigas, nesta missão, contem não somente comigo e meus companheiros de diretoria, mas também com o competente e prestativo corpo executivo da ABIMDE.

Muito obrigado por abrilhantarem esta cerimônia com a vossa presença e vamos ao trabalho em prol da tríplice hélice: indústria, Estado e academia irmanados para o desenvolvimento do nosso amado Brasil!

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter