DESAER – Mercado aquecido para ATL 100

Após cerca de um ano de seu pré-lançamento e de três meses de seu lançamento oficial no auditório Lacaz Netto nas instalações do ITA/DCTA, com a presença de mais de 200 pessoas do mercado, incluindo representantes das três forças militares do Brasil, investidores, fornecedores, jornalistas, agentes públicos e financiadores, o PROJETO ATL 100 da empresa  Desenvolvimento Aeronáutico Ltda (DESAER) muda de patamar e sua evolução entra em uma nova fase.

Lançamento da aeronave ATL-100 no ITA, Outubro 2018.

De fato, desde outubro de 2018, dada a percepção do mercado quanto ao potencial do projeto, em decorrência da lacuna existente no mercado mundial na oferta de aeronave desta categoria (para uso civil e militar), com versatilidade, baixo custo de aquisição e  manutenção, grande autonomia, capacidade de carga e preço competitivo, a DESAER vem sendo procurada e/ou se reunindo com:

 

–    Autoridades do Ministério da Defesa e do Estado Maior da Aeronáutica e discutindo a potencial demanda pelo ATL 100 para ocupar espaço a ser deixado pelos Bandeirantes;

–    Fornecedores de peças, equipamentos, sistemas, motores, etc.;

–    Investidores nacionais e estrangeiros;

–    Instituições Financeiras e de Incentivo à Inovação;

–    Empresas de aviação comercial nacionais e estrangeiras;

–    Representantes de governos de Países da América Latina;

–    Representantes de governo de País do Oriente Médio;

–    Autoridades de governos estaduais e municipais, com interesse em instalar o projeto em suas comunidades;

Israel, Evandro e Roberto sócios da DESAER na visita do Sr. Ozires Silva (fundador da EMBRAER), Major Brig. do Ar Hudson Costa Potiguara (DCTA) e Brig. Luiz Sergio Heinzelmann (FCMF)

Paralelamente, os engenheiros da DESAER continuam em ritmo acelerado para avançar no projeto e continuar dentro do cronograma inicial do Projeto, que se encontra, na fase de finalizar pelos próximos dias, já estão iniciando uma nova etapa do projeto onde serão fechados os parceiros para a aeronave e seus fornecedores, inclusive, a construção do MOCKUP, importante passo para mostrar ao mercado o ATL 100.

“A expectativa da DESAER que nos próximos meses estaremos anunciando nosso primeiro pedido de intenção de compra da aeronave e uma grande empresa que se tornará investidora do projeto. ” (Está em negociação)

 

Um dos motivos do grande sucesso está na metodologia e doutrina que a DESAER vem seguindo em todas as fases do ciclo de desenvolvimento, a inspiração para essa abordagem vem do que se discute e ensina no AeroLogLab-ITA, para resultar em um produto maduro do ponto de vista de seus fatores de RAMS.

 

O ATL – 100 é por definição um SISTEMA LOGISTICO, ou seja, é um avião logístico que precisa estar disponível e pronto para o operador cumprir sua variada gama de missões.

A DESAER entende e compartilha a ideia de que a suportabilidade de um sistema complexo precisa ser desenhada e desenvolvida, assim como suas demais características aerodinâmicas, estruturais, sistema, etc.

Nesse sentido, o produto vem sendo desenvolvido, desde a concepção, para os requisitos de confiabilidade, disponibilidade, manutenibilidade e segurança. (RAMS)

O ATL-100 está ganhando o seu lugar no mercado da aviação regional.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter