ABIMDE e EPEX promovem apresentação sobre os projetos e aquisições do Exército Brasileiro previstas para 2019

No dia 11 de dezembro, a ABIMDE e o EPEX (Escritório de Projetos do Exército) realizaram a 1ª Reunião de Integração do Portfólio Estratégico do Exército Brasileiro e a Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil.

O evento ocorreu no Teatro Poupex, localizado no Setor Militar Urbano de Brasília (DF) e teve como objetivo apresentar para as indústrias, os projetos, planejamentos e nichos de mercado gerados pelo Exército Brasileiro, de curto, médio e longo prazo e prepará-las para atender as necessidades da Força.

A abertura da reunião foi feita pelo presidente da ABIMDE, Frederico Aguiar, que falou sobre a importância e o orgulho de realizar, ao lado do EPEX, esta última reunião de 2018 entre a Associação e suas associadas.

Em seguida, teve início a apresentação do Chefe do EPEX, General de Brigada Ivan Ferreira Neiva Filho, que definiu o encontro como uma excelente oportunidade de interação entre a BID e o Exército e de preparação por parte das empresas para atender as possíveis demandas da Força.

“O que trouxemos foi uma previsibilidade, uma noção do que pretendemos adquirir nos próximos anos, visando dar à indústria a chance de se capacitar para atender as nossas necessidades. Fizemos isso com o maior grau de precisão possível e nos comprometemos a aperfeiçoar, a dar novas informações aos empresários, conforme as confirmações forem surgindo”, pontuou o General Neiva enfatizando que as informações foram transmitidas de forma muito transparente e deixando claro que ainda não há garantias de cenários, sobretudo no que diz respeito à disponibilidade orçamentária.

“O processo orçamentário de 2019 ainda não está fechado, mas apresentamos as demandas do Exército, de acordo com a continuidade dos trabalhos que precisamos dar. Então, um cenário semelhante ao que apresentamos neste evento deve se concretizar e, com base nele, a indústria já pode se orientar”, disse o General.

Confira alguns produtos, serviços e tecnologias demandados atualmente e que devem continuar sendo adquiridos:

– Radares de Vigilância Terrestres e Aérea

– Sensores passivos e ativos

– Mísseis, foguetes e munições

– Defesa Cibernética – segurança de rede

– Equipamento individual

Entre as autoridades militares presentes no evento estavam Oficiais-Generais e Oficiais da Ativa e da Reserva do Exército; como o General João Chalela Júnior, 4º subchefe do Estado-Maior do Exército; Gerentes e Supervisores dos programas do Exército; e subchefias do Estado-Maior e dos órgãos de Direção Setorial e Operacional.

O Vice-Presidente da ABIMDE, Celso José Tiago, fez o encerramento do evento, reforçando a parceria entre a Associação, o Exército Brasileiro e a Base Industrial de Defesa e Segurança, destacando a existência de um objetivo comum que é o atendimento das expectativas da sociedade brasileira.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter