Visiona apresenta portfólio completo em soluções baseadas em sistemas satelitais

Empresa dos grupos Embraer Defesa & Segurança e Telebras, a Visiona oferece ao mercado um amplo portfólio de produtos e serviços para projeto e integração de sistemas satelitais, sensoriamento remoto e telecomunicações por satélite. A Visiona está credenciada como Empresa Estratégica de Defesa (EED) e possui 6 Produtos Estratégicos de Defesa relacionados ao fornecimento de soluções espaciais.

A Visiona atuou como Prime Contractor do Projeto SGDC, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações do governo brasileiro, sendo responsável pela estruturação do programa, engenharia de sistemas, gerenciamento do projeto, aquisição, implantação e testes do sistema entregando o satélite em órbita dentro do prazo previsto e atingindo ou superandos os principais requisitos do programa.

A empresa vem trabalhando no desenvolvimento de tecnologias espaciais críticas, em particular no desenvolvimento dos sistemas de Controle de Órbita e Atitude e Gestão de Dados de Bordo, os principais elementos de software embarcado de um satélite e atualmente em fase de testes, no Sistema de Controle de Solo do satélite, e na tecnologia de Rádio Definido por Software espacial.

Mais recentemente a Visiona anunciou o programa do nanosatélite VCUB1, o primeiro satélite projetado por uma empresa brasileira, com lançamento previsto para o 1º semestre de 2020.

O satélite, que conta com a parceria do SENAI-SC, deverá permitir a validação no espaço das tecnologias desenvolvidas pela Visiona e será equipado com uma câmera de alta resolução espacial e de um rádio definido por software reconfigurável no espaço voltado para missões de coleta de dados e Internet das Coisas (IoT).

A empresa também firmou acordos de cooperação tecnológica com o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, e com o Governo do Estado de Santa Catarina para o desenvolvimento de aplicações e validação das capacidades do satélite.

A Visiona tem forte atuação no mercado de sensoriamento remoto, atuando como distribuidora oficial de algumas das principais operadoras de satélite do mundo – AIRBUS, DIGITALGLOBE, MDA, RESTEC, SIIS e URTHECAST – o que lhe permite acessar uma constelação virtual de 30 sensores de observação da Terra, modelos digitais de elevação com vários níveis de precisão e as melhores tecnologias de aplicação existentes no mundo. A empresa também atua no mercado de comunicações via satélite, em particular no projeto e implantação de redes de alto desempenho.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter