COBERTURA ESPECIAL - Base Industrial Defesa - Defesa

16 de Novembro, 2016 - 21:00 ( Brasília )

BID - CREDN: DEFESA: POLÍTICA DE ESTADO. Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica

A Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional o seminário: “DEFESA: POLÍTICA DE ESTADO. Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica”.


 
 
A Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional em parceria com a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vai promover no dia 23 de novembro, às 9h, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, o seminário “Defesa: Política de Estado – Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica”.

O evento será aberto com palestra a ser proferida pelo Ministro da Defesa, Raul Jungmann, e contará com a presença dos Comandantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.   
 
O seminário proposto pelo presidente da Frente da Defesa Nacional, deputado Carlos Zarattini (PT/SP), tem como objetivo promover amplo debate sobre a Defesa Nacional como política de Estado. “Esse seminário vai oferecer ao Parlamento a oportunidade de discutir temas que precisam ter aprofundamento no Congresso como a recuperação da capacidade operacional das Forças Armadas e a indústria de defesa como propulsora do desenvolvimento. É imprescindível a participação da Câmara nas discussões sobre a Estratégia Nacional de Defesa e no acompanhamento dos Projetos Estratégicos das Forças Armadas”, destacou Zarattini.    
 
O evento será composto por três painéis temáticos integrados por representantes do Poder Executivo, parlamentares, estudiosos, empresários e especialistas na área. Os subsídios e contribuições para revisão dos documentos estratégicos de Defesa (Livro Branco, Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa) serão os pontos centrais do debate proposto no painel 1.
 
O foco do segundo painel será a indústria nacional de Defesa, desenvolvimento dos projetos estratégicos e inovações tecnológicas. Na última mesa de debates, os palestrantes convidados vão discutir os projetos e desafios da indústria de Defesa como propulsora do desenvolvimento nacional.
 
Segundo Zarattini, o evento poderá, ainda, apoiar ações políticas, legislativas e orçamentárias para garantir condições para a implantação da Estratégia Nacional de Defesa e o melhor desenvolvimento dos Projetos Estratégicos de Defesa.
 
 
Serviço
 
Seminário Defesa: Política de Estado – Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica”
Dia: 23 de novembro de 2016
Hora: 9h às 18h
Local: Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados

Programa

SEMINÁRIO DEFESA POLÍTICA DE ESTADO
 Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica
 23 de novembro de 2016
das 9 às 18 horas
Auditório Nereu Ramos
 
Programação
 
Mesa de Abertura  – 9H00– 10H30
 
Deputado Rodrigo Maia- Presidente da Câmara dos Deputados.
Deputado Pedro Vilela - Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
Deputado Carlos Zarattini - Presidente da Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional e autor do pedido de realização do Seminário
Raul Jungmann - Ministro de Estado da Defesa.
Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira -
Comandante da Marinha do Brasil.
General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas -
Comandante do Exército.
Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato -
Comandante da Aeronáutica.
Almirante-de-Esquadra Ademir Sobrinho -
Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).

Tema: Subsídios e contribuições para revisão dos documentos estratégicos de Defesa - Livro Branco, Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa.
 
Mesa II – 10H30 – 12H00

Tema: Indústria Nacional de Defesa, desenvolvimento dos projetos estratégicos e inovações tecnológicas.
 
Palestrantes:
Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz
- Subchefe de Política e Estratégia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).
General-de-Divisão Aderico Pardi Mattioli - Assessor para Assuntos Institucionais do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.
Alexandre Fuccille - Professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP). - Coordenador de Mesa: Deputado Pedro Vilela
 
Coordenador de Mesa: Deputado Pedro Vilela

Mesa II – 14H00 – 16H00

Tema: Subsídios e contribuições para revisão dos documentos estratégicos de Defesa - Livro Branco, Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa

Palestrantes:

Expedito Carlos Stephani Bastos - Pesquisador de assuntos militares e servidor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Sami Youssef Hassuani - Conselheiro da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).
Carlos Antônio Rodrigues Ferreira - Membro do Conselho Diretor do Clube de Engenharia.
Salvador Raza - Diretor do Centro de Tecnologia, Relações Internacionais e Segurança, SME – Defense Institute Reform Initiative USA.
Almirante-de-Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior - Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil.

Salvador Raza - Diretor do Centro de Tecnologia, Relações Internacionais e Segurança, SME – Defense Institute Reform Initiative USA.
Almirante-de-Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior - Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil.


Coordenador de Mesa: Deputado Carlos Zarattini
 
Mesa III (16h - 17h)

Tema:  Tema: Projetos e desafios da indústria de Defesa como propulsora do desenvolvimento nacional.

Palestrantes:

Perétua Almeida - Ex-deputada federal e diretora presidente do Instituto Brasileiro de Estudos de Defesa e Inovação (IBEDI).
Jackson Schneider - Presidente da Embraer Defesa & Segurança.
Marcelo Medeiros de Campos - Conselheiro da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).
César Silva - Presidente da AKAER.
Eduardo Marson Ferreira - Presidente da Fundação Ezute.
 
Coordenador de Mesa: Deputado Cláudio Cajado
 
Encerramento (18H00)
 



Outras coberturas especiais


Nuclear

Nuclear

Última atualização 21 SET, 10:54

MAIS LIDAS

Base Industrial Defesa