MECTRON usa placas da Produza


Projeto estratégico para indústria aeronáutica nacional
conta com montagem da Produza


Um computador modular aeronáutico, usado para o gerenciamento de voos, será montado com tecnologia inédita no país pela MECTRON, subsidiária da ODEBRECHT Defesa e Tecnologia (ODT), e contará com a parceria da PRODUZA, referência em montagem de placas para projetos de inovação. O projeto, que conta com recursos da FINEP, tem conclusão prevista para março deste ano.
 
A PRODUZA participa de duas vertentes distintas e será responsável pela montagem de placas com alta complexidade para dois projetos, chamados IMA e IMA VANT. Como não existe no Brasil outra empresa que produza esse tipo de equipamento baseado na arquitetura VPX, a MECTRON teve dificuldades em encontrar um parceiro para a montagem das placas.

 “Por se tratar de um desenvolvimento que utiliza normas recém lançadas e circuitos complexos, rápidos e densos – muitos deles com componentes raros no Brasil – precisávamos de parceiros que aceitassem esse desafio, que inclui um cronograma apertado e alta expertise”, relata Eduardo Melara, gerente do projeto.
 
O projeto, afirma Melara, vai ajudar a nacionalizar um conhecimento estratégico para indústria aeroespacial e de defesa nacional desenvolvendo um produto com performance altamente competitiva, quando comparado com os itens encontrados no mercado externo. Para Luiz Antonio Pistoni, diretor presidente da PRODUZA, a parceria vem para firmar a estratégia da empresa na aproximação com empresas que atuam no desenvolvimento de hardwares complexos.

“Aceitamos o desafio proposto por acreditar que o desenvolvimento de tecnologias brasileiras é um grande passo para a consolidação das empresas tanto nacionalmente quanto no exterior”, comenta Pistoni.
 
O computador modular possui um chassi aviônico que roteia sinais externos e internos, permitindo comunicação entre as aeronaves e a base. Depois de pronto, o equipamento pode ser utilizado na aviação para processamento de imagem, de navegação,  para produzir informações de alerta para a tripulação e até controlar as funções de operação do piloto automático, dependendo da aplicação embarcada no computador.

As placas para o primeiro projeto, chamado IMA, já foram montadas. A segunda etapa será concluída em março, quando serão concluídos os testes funcionais e ambientais do equipamento com IMA e IMA VANT integrados.
 
Sobre a PRODUZA
 
A empresa investe na produção de placas mais complexas, com componentes sensíveis, para volumes pequenos e médios. Com 55 funcionários e uma média de 1,7 milhão de componentes produzidos ao mês, também investe na aproximação com outras instituições de pesquisa e empresas que atuam no desenvolvimento de hardwares e placas de circuito, o Instituto Eldorado, Fitec e Macnica DHW.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter