Parceira com o Inmetro poderá alavancar exportação de produtos de defesa

O Ministério da Defesa articula uma parceria com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para agregar mais segurança e credibilidade aos produtos da Base Industrial de Defesa (BID) e, desta forma, impulsionar ainda mais as exportações do setor.

De acordo com o chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial do Ministério da Defesa, general Aderico Mattioli, a proposta é a criação de uma plataforma de laboratórios certificados – aqueles que atestam a qualidade dos produtos  para detectar dificuldades e avanços e, posteriormente, integrá-los à base de dados do Inmetro.

A partir daí, poderá ser criada uma metodologia específica para o setor de defesa. “Atualmente, o conceito de produto de defesa é muito amplo e envolve: alimentos, serviço, purificador de água, entre outros”, afirma o general.

Mattioli acredita que adicionar a acreditação do Inmetro à certificação militar ampliará as possibilidades de negócios da Base Industrial de Defesa.

“Vamos ter uma mercadoria que vai ter a certificação conhecida e reconhecida internacionalmente do Inmetro, aliada à nossa que é específica e que vai garantir o espaço internacional que a gente precisa”, avalia Mattioli.

Para o diretor de planejamento do Inmetro, Oscar Acselrad, a parceria com o Ministério da Defesa servirá para ampliar o conhecimento do Instituto em relação aos temas da área de defesa.

“Será uma forma de aprofundar nosso processo de conhecimento porque serão demandas novas e muito sofisticadas”, explica. “Nós vamos poder contribuir com as nossas metodologias e técnicas específicas, mas temos competência para aprender”, disse.

O assunto foi debatido na última sexta-feira (5) na III Mostra BID-Brasil, durante o Painel de Metrologia do Inmetro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter