COBERTURA ESPECIAL - Base Industrial Defesa - Defesa

04 de Setembro, 2014 - 00:04 ( Brasília )

FSTM – Fórum de Simulação e Treinamento Militar.



O Comitê de Simulação e Treinamento da ABIMDE (CSTA) tem o prazer de comunicar que estará à frente da organização e realização da edição de 2014 do FSTMFórum de Simulação e Treinamento Militar.
 
O FSTM é um evento anual que congrega, de um lado, as empresas de simulação e treinamento do setor de defesa e, de outro, representantes das três Forças Armadas brasileiras. Nos três anos anteriores, foi sediado pelo Exército Brasileiro em seu Quartel General em Brasília e contou com dois foros paralelos: um técnico, representado por um circuito de palestras onde as Forças Armadas, as empresas e os institutos de ciência e tecnologia expunham tecnicamente as demandas e ofertas de soluções de defesa uns ao outros; e um comercial, onde as empresas, munidas de estandes particulares, tinham a oportunidade de apresentar individualmente suas soluções aos seus participantes.

Essa dualidade de foros, conjugada ao escasso tempo de seus participantes para aproveitar integralmente o evento, tinha como corolário o sub- aproveitamento do que o Fórum tem a oferecer, o que significa dizer que apenas uma pequena parcela dos participantes dispunha do tempo e da capacidade física de estar presente em ambos os foros coordenadamente.
 
Visando não privar militares, empresários, professores e pesquisadores da plenitude dos benefícios e oportunidades propiciados pelo evento, o CSTA , ouvindo as três Forças Armadas, aceitou  a partir da edição 2014, assumir a coordenação do evento dividindo-o em duas fases distintas: uma com foco  comercial e outra com foco técnico.
 
O comercial passa assim a ocorrer em conjunto com o evento BID Brasil, na amostra anual organizada pela Associação Brasileira de Indústrias de Material de Defesa e Segurança (ABIMDE) e Agência Promotora de Exportações e Investimentos APEX BRASIL  e com o apoio do Ministério da Defesa.
 
Já o evento técnico deixa de ser hospedado exclusivamente pelo Exército Brasileiro, tornando-se itinerante entre cada uma das três forças. A ideia por trás dessa rotação é trazer a cada edição uma temática com dedicação maior às demandas da Força Armada anfitriã daquela edição, criando um foro mais privilegiado para troca de ideias e soluções técnicas para demandas concretas.
 
O FSTM deverá ser realizado nas dependências do DCTA- São José dos Campos no período de 30/09, 1 e 2/10, com a seguinte agenda temática preliminar, conforme disponibilidade dos palestrantes:

 
Para uma melhor avaliação do quilate deste evento, estamos convidando:
Ø  Empresas membros do CSTA (40),
Ø  Unidades usuárias de dispositivos de simulação e treinamento das Forças Armadas, a saber:
MD
Depto. de Ciência e Tecnologia do MD
SEPROD
 
Marinha do Brasil
·         IPqM
·         CIASC
·         CIAAN
·         Escola Naval
·         CIAMA
·         COMENCH
·         DENSM
·         DAERM
·         CASNAV
 
Exército do Brasil
·         Estado-Maior do Exército - Centro de Doutrina.
·         Comando de Operações Terrestres - Divisão de Simulação de Combate.
·         Departamento de Ensino e Cultura do Exército  -DECEX
·         Comando da 3ª Divisão de Exército - CAS-PC e CAA-Sul.
·         Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN.
·         Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais- ESAO;
·         Escola de Comando e Estado-Maior do Exército - ECEME;
·         Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil.
·         Centro de Instrução de Blindados - CI Bld.
·         Centro de Instrução de Aviação do Exército - CI Av Ex.
·         Centro de Instrução de Operações Especiais.
·         Centro de Avaliação do Adestramento do Exército - CAADEx.
·         Centro Conjunto Operação de Paz do Brasil  - CCOPaB.
 
FAB
·         COMGAP /DTI- CCASJ
·         COMGAR /COMAR I, II, III, IV,V,VI EVII
·         COPAC
·         DCTA
·         DECEA
·         DEPENS
 
Ø  Institutos de Ciência e Tecnologia:
·         ITA
·         USP
·         PUC-RJ
·         UESC
 
Bem como ilustres autoridades das Forças Armadas.
 

O CSTA tem a convicção de que se trata de uma oportunidade ímpar para amplificar o elo entre a indústria local, Institutos de Ciência e Tecnologia e as Forças Armadas, ampliando os conhecimentos de especialistas em simulação e treinamento, na troca de experiências técnicas e, acima de tudo, para conceber, de maneira colaborativa, eficiente e inteligente, maneiras de cobrir as lacunas entre o que as Forças Armadas demandam e o que o mercado e nossos centros de pesquisa tem a oferecer.



Outras coberturas especiais


KC-390

KC-390

Última atualização 26 SET, 09:35

MAIS LIDAS

Base Industrial Defesa