SISFRON – AEL Sistemas vai produzir equipamentos optrônicos

Brasília (17/10) – O Exercito Brasileiro, por meio do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica (CCOMGEx), assinou, no dia 16 passado, um acordo de transferência de tecnologia com a empresa Elbit Systems Electro-optics ELOP (ELOP) para a produção de equipamentos optrônicos para o SISFRON, o Sistema de Monitoramento de Fronteiras.  Em razão do acordo de offset, os equipamentos serão produzidos no Brasil pela empresa gaúcha AEL Sistemas SA.

O SISFRON é um dos maiores programas militares no mundo e visa a proteção das fronteiras do Brasil – uma área de 16.886 quilômetros, que separa o país de onze vizinhos. A área a ser protegida abrange dez estados e 27% do território nacional.

A parceria que permite a produção dos optrônicos no Brasil é decorrente do contrato assinado em abril passado com a SAVIS – Tecnologia e Sistemas SA, subsidiaria da Embraer Defesa e Segurança. A Savis é a empresa líder do Consórcio Tepro, contratado pelo Exército Brasileiro para a execução da implantação e integração do Projeto SISFRON.

O acordo de transferência de tecnologia entre o Exército e a Elop aumentará a capacitação da indústria brasileira no setor de defesa. O conhecimento transferido ao Brasil através da AEL poderá ser usado para desenvolver sistemas optrônicos para atender projetos das Forças Armadas, como o SisGAAz, KC390 e Proteger, entre outros.

Segundo o General Antonino dos Santos Guerra Neto, comandante do CCOMGEx, o Exército Brasileiro atingiu nesta oportunidade um alto nível de maturidade na elaboração de contratos de offset, com foco efetivo no desenvolvimento da indústria nacional, indicando ser este um importante marco para balizar os futuros processos de offset do Exército Brasileiro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter