COBERTURA ESPECIAL - Base Industrial Defesa - Defesa

09 de Agosto, 2013 - 00:06 ( Brasília )

ABIMDE – Aos 28 Anos Desafios Gigantes




A comemoração dos 28 anos da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança.(ABIMDE), no dia 06 de Agosto de 2013, no Círculo Militar de São Paulo, foi contida.

Ao alcançar e ultrapassar a marca de 200 empresas associadas, com 58 novas associadas, desde agosto de 2012 a ABIMDE representa e é a voz do setor das indústrias de Defesa e Segurança no Brasil.

O Diretor-Presidente Sami Youssef Hassuani tem a certeza do status adquirido pela entidade. Porém, há um enorme desafio com a inconstância do fluxo de verbas e dos projetos. O último contigenciamento orçamentário anunciado pelo Governo Federal é um garrote a uma série de projetos e que afetam de forma expressiva as empresas de defesa.

DefesaNet entrevistou o Diretor-Presdente Sami Hassuani e está disponível nesta página em vídeo.

A Deputada Federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC) apresentou a sua saudação à ABIMDE. Também comentou a emenda ao projeto de Lei da Mineração para garantir um fundo proveniente dos royalties da mineração para financiamento, estruturação e manutenção da indústria do setor de Defesa. Seria uma compensação à perda dos recursos do Pré-Sal, em especial para a Marinha do Brasil.

Márcio Almeida da APEX-BRASIL apresentou o bom resultado das missões comerciais em especial nas feiras de defesa e segurança (Le Bourget, Eurosatory, DSEI, AAD, MSPO, EURONAVAL, etc) . Para FIDAE já estão cadastradas 35 empresas o que vai gerar um acréscimo significativo na área do Brasil na tradicional feira do Chile em 25-30 Março 2014, Santiago do Chile.

O General-de-Divisão Mattioli anunciou a nova edição da BID, que deve ocorrer em Outubro dependendo ainda de acertos finais quanto aos dias, provavelmente 15-16 em Brasília.

O Major-Brigadeiro Euclides apresentou as alterações introduzidas na Secretaria de Produtos de Defesa e os resultados da 2ª Reunião da Comissão Mista da Indústria de Defesa (CMID). A CMID  é o Fórum do mais alto nível da condução da Política da Base Industrial de Defesa.

A CMID têm uma página própria dentro do Portal do Ministério da Defesa onde serão publicadas todas as atas e documentos aprovados pela Comissão.

No encerramento a Diretoria e Funcionários da ABIMDE junto com os representantes das empresas presentes comemoraram os 28 anos da Associação.


 

 

Metas da Atual Administração
 

1) AMPLIAR  PARTICIPAÇÃO  NO  PROCESSO  DECISÓRIO  DE  ASSUNTOS RELACIONADOS  À  DEFESA  E SEGURANÇA.
2) AMPLIAR  CONTATOS  COM  FEDERAÇÕES   INDUSTRIAIS  E  CNI.
3) APOIAR  E  PRESTIGIAR  AS  PEQUENAS  ASSOCIADAS.
4) AMPLIAR  QUADRO  DE  “ASSOCIADAS HONORÁRIAS” – INSTITUTOS DE EXCELÊNCIA/ UNIVERSIDADES.
5) AMPLIAR O DIÁLOGO COM OS DIVERSOS MINISTÉRIOS RELACIONADOS COM O SETOR, INTERLIGANDO A TECNOLOGIA GERADA COM O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS.
6)  AMPLIAR  O  RELACIONAMENTO  COM  A  APEX.
7) IMPLEMENTAR A INTERLOCUÇÃO COM A MÍDIA  ESPECIALIZADA VISANDO A CORREÇÃO E   CREDIBILIDADE DAS NOTÍCIAS VEÍCULADAS PELOS DIVERSOS MEIOS.
8) CONCLUIR O DIAGNÓSTICO DA BID.
9) FORTALECER  PARCERIA  ABIMDE X SIMDE.
10) CONSOLIDAR  EM PARCERIA COM A CNI AS   MEDIDAS VIABILIZADORAS PARA O SETOR.






Outras coberturas especiais


Presidência da República

Presidência da República

Última atualização 21 NOV, 02:00

MAIS LIDAS

Base Industrial Defesa