EADS – CASSIDIAN entra no Parque Tecnológica de SJC

 

  • Grupo EADS integra o Parque Tecnológico reconhecido nacionalmente de São José dos Campos
  • Demonstra o comprometimento do Grupo com o Brasil
  • Cassidian com o objetivo de desenvolver projetos de defesa e segurança

 
Paris, 18 de Junho de 2013 – EADS integra o Parque Tecnológico de São José dos Campos, no estado de São Paulo, com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa e tecnologia (P&T) em cooperação próxima com entidades brasileiras. A divulgação oficial foi feita hoje (18JUN13), durante o Paris Air Show, na presença de Carlinhos Almeida, prefeito de São José dos Campos.

Innovation Works, a rede de pesquisa e tecnologia da EADS, particularmente saudou a iniciativa. Juntamente com suas divisões locais, a EADS está comprometida com a criação de projetos e parcerias de P&T com atores da indústria brasileira da defesa e aeroespacial.

Numa primeira etapa, o novo centro vai acolher pesquisadores e técnicos da Cassidian, a divisão de defesa e segurança do Grupo EADS, que estará trabalhando no desenvolvimento e melhoramento de seus projetos de defesa e segurança, incluindo a transferência de tecnologia para o governo brasileiro e para as instituições de ensino, bem como as empresas nacionais.

"A cidade de São José dos Campos já é reconhecida pela sua força no desenvolvimento de projetos aeroespaciais. Encontramos aqui o ambiente ideal para estreitar nosso relacionamento com as empresas e instituições nacionais com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento tecnológico do Brasil, um mercado que consideramos estratégico", afirma Christian Scherer, vice-presidente mundial para Vendas e Marketing da Cassidian.

"São José dos Campos é nacionalmente reconhecida por sua variedade e excelência de atividades voltadas ao mercado aeroespacial. Essa parceria com a Cassidian irá proporcionar um novo impulso na sua constante busca para estar na vanguarda da inovação no Brasil. É uma honra para nós  ver que a força da cidade foi reconhecida por uma empresa que é um ícone mundial em tecnologias de defesa”, comenta o prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida.

Entre os prováveis projetos do novo centro de pesquisas da Cassidian estará o desenvolvimento de uma solução de software para o monitoramento de zonas marítimas, em um projeto conhecido como "Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul" ou "SisGAAz". A Cassidian já implantou com sucesso sistemas similares em áreas de intensa navegação comercial, como o Mar Báltico e o Golfo da Arábia. Adaptado para as necessidades brasileiras, o sistema poderá ser utilizado para gerenciar o patrulhamento de toda a costa do País.

“É um motivo de orgulho e satisfação receber a Cassidian, uma das mais importantes empresas dos setores de defesa e segurança de todo o mundo”, afirma o diretor geral do Parque Tecnológico, Horacio Forjaz. “Temos certeza que a Cassidian encontrará no Parque Tecnológico as melhores condições para desenvolver trabalhos de pesquisa e desenvolver parcerias com empresas e universidades locais.”

Esse é mais um exemplo de iniciativa de intercâmbio de tecnologia promovida pela EADS no Brasil. Desde 1978, o Grupo mantém uma das mais avançadas fabricas de helicópteros do mundo na cidade de Itajubá, Minas Gerais.
 
Notas

A fábrica de helicópteros em Itajubá esta operada por Helibras, braço brasileiro da divisão de helicópteros Eurocopter, e incorpora a mesma tecnologia dos centros de pesquisa e tecnologia mantidos por outras unidades da empresa no mundo.

A Helibras também patrocina a criação do Centro de Tecnologia de Helicópteros (CTH) pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), instituição que já oferece um programa de pós-graduação em engenharia e manutenção de helicópteros no Centro de Tecnologia de São José dos Campos. A EADS também deve assinar em breve um acordo com a UNIFEI para o oferecimento de estágios em Engenharia Aeronáutica em suas unidades na Europa.

Além de unidades produtivas, a EADS também mantém um sólido programa de relacionamento com a Universidade de São Paulo (USP), uma das mais renomadas instituições de ensino no Brasil. As atividades incluem programas de estágio e intercâmbio com alunos dos cursos de Engenharia Aeronáutica, que são selecionados de acordo com o desempenho para participar no desenvolvimento de projetos nas unidades da EADS na Europa.
 
Sobre a EADS

A EADS é líder global do setor aeroespacial, defesa e serviços relacionados. Em 2012, a empresa – que possui entre suas divisões a Airbus, Astrium, Cassidian e Eurocopter – gerou receitas de 56,5 bilhões de euros e conta com mais de 140.000 funcionários.
 
Sobre a Cassidian (www.cassidian.com)

Cassidian, a divisão de defesa da EADS, é uma empresa líder mundial em soluções de defesa e segurança. A companhia oferece avançados sistemas de defesa que incluem uma linha completa de equipamentos, que vai de sensores e sistemas de controle e monitoramento até aviões de combate e aeronaves não tripuladas. Na área de segurança, a Cassidian fornece a clientes do mundo todo sistemas de monitoramento de fronteiras e soluções de segurança cibernética e para a área telecomunicações. Em 2012, a empresa – que emprega cerca de 23 mil pessoas – atingiu uma receita de 5, 7 bilhões de euros.
 
Sobre o Parque Tecnológico – São José dos Campos

Localizado em um dos mais importantes pólos aeroespaciais do Brasil, o Parque Tecnológico de São José dos Campos foi criado para promover o surgimento, crescimento e consolidação de empresas inovadoras, além de facilitar a integração entre empresas, fundos de investimento e instituições acadêmicas de pesquisa. Em operação plena desde meados de 2009, o Parque já atraiu um volume de investimentos que totaliza R$ 1,56 bilhão, sendo que R$ 1,12 bilhão teve como origem a iniciativa privada. Mais informações e imagens: www.pqtec.org.br

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter