20 de Fevereiro, 2013 - 08:15 ( Brasília )

Aviação

Emirados Árabes assinam contrato para compra de VANTs

Versão não armada de aeronave será adquirida de empresa americana

O governo dos Emirados Árabes Unidos assinou contratos de defesa no valor de 5,2 bilhões de dirhams (1,4 bilhão de dólares), incluindo um contrato para aquisição de aviões não tripulados (drones - VANT no Brasil) de uma empresa americana.  A informação foi divulgada nesta segunda-feira por um porta-voz do Exército do país.

O contrato de maior valor prevê a aquisição de 750 veículos militares resistentes a minas para uso em terra. O acordo para compra de um número não revelado da versão não armada de drones Predator está estipulado em 722 milhões de darhims (200 milhões de dólares).

“Veículos aéreos não tripulados são significativos para qualquer exército atualmente. Há muita demanda por isso”, disse o major general Obeid al-Ketbi a jornalistas durante a maior exposição de armas do Oriente Médio, realizada em Abu Dhabi.

Emirados Árabes e Arábia Saudita, parceiros dos Estados Unidos na região, teriam buscado autorização do governo americano para compra de drones armados, mas tiveram seus pedidos negados. A informação foi vazada pelo site WikiLeaks.

O país também fechou contrato com uma empresa russa para aquisição de munição e com uma empresa local para aquisição de foguetes guiados a laser.

(Com agência Reuters)