Força Aérea dos EUA procura F-16 desaparecido no Mediterrâneo

Um jato F-16 dos Estados Unidos pode ter caído nesta segunda-feira durante um exercício de treinamento sobre o mar Mediterrâneo, perto da Itália. A Força Aérea americana e a Guarda Costeira italiana conduziam uma missão de busca e resgate em meio às más condições climáticas, com visibilidade limitada. Uma mancha de combustível foi avistada no mar, segundo a agência de notícias estatal Ansa.

A Força Aérea disse que "perdeu contato" com o F-16 por volta de 20h (17h em Brasília), uma linguagem frequentemente usada para descrever uma possível queda, embora autoridades tenham se recusado a especular sobre o incidente. "O avião estava participando de uma missão de treinamento sobre o Mar Adriático com uma pessoa a bordo. A condição do piloto é desconhecida neste momento", disse a Força Aérea dos EUA em comunicado.

Um porta-voz da Guarda Costeira italiana disse à Reuters que o esforço de busca e resgate estava enfrentando dificuldades por causa de chuva e neve na área. "A busca continua, apesar da escuridão e do clima ruim", disse ele, sem poder confirmar a notícia da Ansa de que uma mancha de combustível teria sido vista na água.

Um helicóptero, quatro embarcações da Guarda Costeira e quatro navios comerciais estavam vasculhando as águas, a 16 quilômetros de Cervia, na costa nordeste do país. Mergulhadores da Guarda Costeira também foram acionados para entrar em ação de manhã. Uma porta-voz na Base Aérea de Aviano, no norte do país, afirmou que mais informações serão divulgadas quando estiverem disponíveis.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter