21 de Dezembro, 2012 - 16:26 ( Brasília )

Aviação

NH90: Eurocopter entrega NH90 para Bélgica e França


A EUROCOPTER  conquistou uma nova etapa no programa NH90. Durante a cerimônia celebradas na fábrica de Marignane (Sul da França), a EUROCOPTER entregou o primeiro NH90 na versão tática (TTH) ao Reino da Bélgica, assim como o primeiro NH90 (NFH) na versão naval “step B”, destinado a Marine Nationale da França, para a Agência de Armamentos da França
.
O primeiro helicóptero NH90 TTH entregue a Bélgica forma parte de um pedido que inclui a entrega de oito helicópteros NH90, quatro na versão TTH e quatro na versão NFH. As Forças Armadas empregarão os helicópteros TTH para transporte aéreo, missões de manutenção de paz, operações em catástrofes naturais.

Os helicópteros na versão NFH, que serão entregues posteriormente, serão empregados para missões de Busca e Salvamento (SAR) substituindo os veteranos helicópteros Sea King, e também apoio naval às fragatas M.

A configuração operacional dos NH90 TTH integra uma aviônica testada - que permite a execução de missões de dia e de noite em qualquer condição climática - um sistema de comunicações  militares que pode operar tanto no meio naval como em operações internacionais.

Eurocopter também entregou na oportunidade o primeiro NH90 de uma nova versão naval  (chamada de  “step B”), para a DGA, que o destinará à  Marine Nationale. Este aparato completa a frota de sete helicópteros da mesma versão já entregues a Marine Nationale na configuração padrão “step A”
.
El NH90 NFH se caracteriza por um moderno sistema de arma que é uma plataforma de alto rendimento combinando sensores eletrônicos, acústicos y optrônicos ultramodernos com um armamento adequado às missões designadas, como por exemplo de combate contra navios  e submarinos. O helicóptero pode, realizar missões de Busca e Salvamento, operações anfíbias, de patrulha marítima e luta ccontra pirataria.

O consórcio NHIndustries, integrado por Eurocopter (62,5 %), AgustaWestland (32 %) y Fokker Aerostructures (5,5 %), funcionam na atualidade seis linhas de montagem final doNH90, localizadas na França, Alemanha, Itália, Finlândia, Austrália e Espanha respectivamente.

Os 133 NH90 já entregues até esta data a 14 países acumulam mais de 31.000 horas de voo.