18 de Dezembro, 2012 - 09:58 ( Brasília )

Aviação

EDA - Novo avião será apresentado hoje (18) em Pirassununga


O novo avião da Esquadrilha da Fumaça, o A-29 Super Tucano, será apresentado nesta terça-feira (18) com as novas cores, na Academia da Força Aérea (AFA). A primeira exibição pública marca a cerimônia militar de Passagem de Comando do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). O Tenente-Coronel-Aviador Marcelo Gobett Cardoso assume o cargo no lugar do Tenente-Coronel-Aviador Wagner de Almeida Esteves.

A pintura do novo A-29 é baseada nas cores da bandeira nacional. O avião vai substituir a aeronave T-27 Tucano, utilizada nas manobras há 29 anos. A nova aeronave vai garantir mais potência na realização das acrobacias.

Recordes

No ano em que completou seis décadas de história, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) quebrou mais um recorde de apresentações: foram 130 em 16 estados brasileiros e em quatro países da América do Sul. Em 2011, a Fumaça realizou 122 demonstrações.
 
Nesses 60 anos, a imagem da Esquadrilha ficou marcada pela precisão, pela lógica. Entretanto, é no intangível que está o maior legado da Fumaça.
 
De acordo com o comandante do EDA, Tenente-Coronel Aviador Wagner de Almeida Esteves, os pilotos que integram o grupo já perderam a conta de quantas letras foram escritas nos céus ao longo do ano. “É difícil mensurar o carisma que essas apresentações despertam ou o quanto já foi publicado levando a imagem da FAB em espaços privilegiados do nosso país e do mundo”, afirma o comandante. “Essa é a alma da Fumaça. Aqui nós decolamos em busca da linguagem da emoção,” finaliza.
 
Circuitos

As missões internacionais da Fumaça neste ano incluíram manobras no Chile, Argentina, Bolívia e Venezuela. Em Santiago, capital chilena, a apresentação foi na Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE), uma das mais importantes feiras da América do Sul.
 
O Circuito Cívico, apresentações realizadas em homenagem ao Dia da Independência, abrangeu 15 cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Outra missão que, também, merece destaque é a trajetória por nove cidades no Circuito Nordeste realizada em novembro.
 


Fonte: EDA/Agência Força Aérea