14 de Dezembro, 2012 - 11:23 ( Brasília )

Aviação

HELIBRAS - Bahia recebe o EC145

Modelo EC145, paraa uso pela Segurançaa pública, personalizado pela Helibras, entra em operação oficialmente sexta (14DEZ).

A Helibras fez hoje a entrega oficial de mais um helicóptero para Segurança Pública do Governo da Bahia, quando a aeronave foi apresentada ao povo soteropolitano. Este é o primeiro EC145 comercializado no país pela empresa a operar em missões policiais naquele estado.
 
O contrato de aquisição da nova aeronave, firmado em setembro deste ano, contempla a aquisição do helicóptero e ainda equipamentos e acessórios para missões policiais como resgate e transporte aeromédico, além de assistência técnica, formação, treinamento e adaptação de pilotos e mecânicos para o modelo específico.
 
O helicóptero EC145 é fabricado pela Eurocopter, na Alemanha, e recebe customização e finalização na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG). “No Brasil, é realizada a pintura da aeronave e a instalação de importantes componentes para as missões que irá realizar, em especial o desenvolvimento, adaptação e certificação de partes do imageador térmico, sistema de alta tecnologia para vigilância aérea”, destaca François Arnaud, vice-presidente Comercial e de Marketing da Helibras.
 
Dentre os equipamentos e acessórios da aeronave destacam-se o kit para transporte aeromédico e resgate de dois pacientes em maca, o guincho de salvamento de 272 kg, os flutuadores de emergência, o kit rappel e de “fast rope”, os assentos de tropa e o conjunto de assentos de passageiros. O pacote de equipamentos de aviônica é de última geração, bem como o radar meteorológico, o rádio policial multifrequência, o farol  de busca de 30 milhões de velas, entre outros.
 
O EC145 é um helicóptero biturbina bastante versátil que é utilizado em todos os setores do mercado – civil, governamental e militar. No Brasil, este modelo é o segundo entregue para a Segurança Pública, sendo o Maranhão o primeiro estado a operar o modelo em configuração policial. O helicóptero tem capacidade para dois pilotos e nove policiais equipados, alcance de mais de 650 km e dimensões que possibilitam manobrabilidade em espaços restritos, como grandes centros urbanos, estradas e clareiras em mata fechada.
 
O helicóptero faz parte do contingente de pessoal e equipamentos - iniciativa do Estado em prol do bem-estar da sociedade baiana - e participará do lançamento da Operação Verão em Salvador, hoje (14). Com a incorporação de helicóptero desse porte, a segurança pública do Estado é reforçada, uma vez que o Grupamento Aéreo – GRAER PMBA ganha mais capacidade ao incrementar seu leque operacional, igualando-se aos melhores operadores policiais existentes no mundo, tais como o Texas DPS nos Estados Unidos, a Metropolitan Police em Londres e a Gendarmerie na França.