13 de Dezembro, 2012 - 11:59 ( Brasília )

Aviação

EUROCOPTER - EC175 confirma posição de líder entre helicópteros de médio porte

Primeiro voo de um modelo de série mostra excelente desempenho do biturbina de nova geração

A Eurocopter realizou, na última semana, o voo inaugural da primeira unidade de série do novo helicóptero EC175, confirmando suas expectativas de excelente desempenho dessa próxima geração de helicópteros médios multifunção. O teste foi realizado na sede da empresa em Marignane, na França.

"Com a primeira aeronave de produção em série no ar, o helicóptero EC175 é uma realidade e a Eurocopter está muito satisfeita por trazer este novo produto para seu mercado civil", disse Lutz Bertling, presidente & CEO da Eurocopter.

“Este é o momento de confirmação do nosso objetivo que era o de desenvolver, em cooperação com o nosso parceiro industrial chinês AVIC, o mais seguro e mais competitivo helicóptero de médio porte do mercado e que também se tornasse líder em termos de eficiência energética e conforto. Seguindo o sucesso do EC130 T2 e do EC145 T2, o EC175 é mais um exemplo da nossa estratégia de fornecer excepcional valor agregado para os nossos clientes", completou o executivo.

A Eurocopter também anunciou, na data do voo, os números de desempenho que asseguram as vantagens competitivas do modelo. Sua velocidade de cruzeiro recomendada é de 150 nós - 10 nós mais rápido que as estimativas anteriores, sem afetar sua capacidade de carga; e sua velocidade máxima de cruzeiro supera os 165 nós, com níveis de vibração extremamente baixos.

O programa de testes de voo também confirmou o excelente desempenho do EC175 em voo pairado fora do efeito de solo (HOGE), com peso máximo de decolagem, a uma altura de até 4.500 pés em condições ISA+ 20°C; excelentes condições no pairado em operação monomotor (OEI), o que garante a segurança durante operação com guincho, em missões de busca e salvamento; boa reserva de potência e desempenho em plataformas com peso máximo de decolagem em condições ISA+ 20°C, com a utilização da última versão certificada dos motores PT6C-67E, fabricados pela Pratt & Whitney Canadá.

A aviônica utilizada no EC175 melhora as reconhecidas qualidades do EC225 em termos de proteção de voo, assistência ao piloto e consciência situacional, incluindo o mais inovador alerta de auto-monitoramento do sistema. Esta nova aviônica da Eurocopter, “Helionix”, está sendo certificada dentro dos mais recentes padrões internacionais e faz do EC175 a segunda aeronave a utilizá-la, após o Airbus A380.

Para que estes novos padrões estivessem disponíveis nas primeiras unidades a serem entregues aos clientes, a Eurocopter alterou a data de certificação, o que não deve alterar os planos de realizar as primeiras entregas em setembro de 2013.

A primeira versão do EC175 a receber a certificação de aeronavegabilidade será destinada ao exigente mercado de Oil&Gas. Projetado com atributos que satisfazem as rigorosas condições de operação em missões offshore - juntamente com o seu alcance e velocidade - o EC175 será a melhor escolha para diversas missões, incluindo busca e salvamento, serviços de emergência médica, serviços públicos, transporte executivo e VIP.