13 de Dezembro, 2012 - 11:21 ( Brasília )

Aviação

CRUZEX 2013 – COMGAR reúne 11 países para planejar maior exercício de combate da América Latina


O Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) reuniu no início deste mês, em Brasília, 11 delegações estrangeiras para planejar a Cruzex Flight de 2013. Diferente do exercício realizado neste ano, cuja ênfase foi nos processos decisórios de comando e controle, a próxima edição do maior exercício de combate aéreo da América do Sul será dedicada exclusivamente ao nível tático. “O foco será o treinamento de pilotos e unidades aéreas”, explica o coordenador operacional do exercício, Coronel-Aviador Antônio Lorenzo.

A primeira Initial Planning Conference (IPC), realizada no Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), reuniu as delegações da Argentina, Chile, Colômbia, Canadá, França, Equador, Inglaterra, Peru, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. No encontro, os militares discutiram a concepção geral e os objetivos do exercício, a infraestrutura e a logística que serão empregadas.

Segundo o coordenador, a realização da Cruzex Flight fecha um ciclo de aprimoramento no exercício organizado pela Força Aérea Brasileira. Um dos principais motivos da divisão do exercício em comando e controle e tático é proporcionar um treinamento mais efetivo aos pilotos. “No novo contexto, o piloto terá condições de planejar, executar a missão e ter um debriefing completo durante o próprio exercício”, exemplifica o coronel. O coordenador ressalta a importância do intercâmbio com pilotos estrangeiros que têm experiência em combates reais.

Presente ao encontro realizado na capital federal, o representante da Força Aérea do Chile, General de Brigada Aérea da Força Aérea Chilena, Arturo Silva Lopes lembrou que a Cruzex permite não apenas a integração de forças de combate. “Um dos benefícios mais importantes é o trabalho combinado para atuação em casos calamidade”, afirma o oficial-general.

A próxima reunião com os países convidados será realizada em junho, quando serão apresentadas as propostas de uso das aeronaves no treinamento. Cerca de dois mil militares serão esperados para o exercício será realizada em Natal (RN) em novembro de 2013.