11 de Dezembro, 2012 - 09:34 ( Brasília )

Aviação

ORDEM DO DIA - Dia da Infantaria da Aeronáutica

PALAVRAS DO COMANDANTE-GERAL DE OPERAÇÕES AÉREAS

Brasília, 11 de dezembro de 2012.

UNINDO DIGNIFICANTES EXEMPLOS DO PASSADO AO ÁRDUO TRABALHO DO PRESENTE, A INFANTARIA DA AERONÁUTICA COMEMORA OS SETENTA E UM ANOS DE EXISTÊNCIA FORTALECIDA PELA SUA TRAJETÓRIA.

A REEDIÇÃO DA DOUTRINA BÁSICA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, EM JUNHO DO CORRENTE ANO, ESTABELECEU OS FUNDAMENTOS DOUTRINÁRIOS PARA O PREPARO E O EMPREGO DA INFANTARIA DA AERONÁUTICA, E CONSOLIDOU A IDENTIDADE OPERACIONAL DOS COMBATENTES DE SUPERFÍCIE.

DEFINIDOS OS HORIZONTES, DESPONTA A INFANTARIA DA AERONÁUTICA COMO COMPONENTE OPERACIONAL IMPRESCINDÍVEL ÀS OPERAÇÕES AEROESPACIAIS. É HORA, POIS, DE ATUALIZAR OS CONCEITOS DE EMPREGO E A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, COMPATIBILIZANDO-OS À NOVA CONJUNTURA OPERACIONAL DA FORÇA AÉREA.

AINDA QUE NÃO SEJA IMINENTE O ENVOLVIMENTO DO BRASIL EM UM CONFLITO ARMADO, OS DESAFIOS FUTUROS SÃO IMPREVISÍVEIS. NESSE SENTIDO, A FORÇA AÉREA DEVE ESTAR CONDICIONADA AO MAIS ELEVADO GRAU DE PRONTIDÃO, DE MODO A ATUAR EM TODA A GAMA DE OPERAÇÕES MILITARES, EMPREGANDO SEUS MEIOS NA DIMENSÃO CORRETA, NO LOCAL ADEQUADO E NO MOMENTO OPORTUNO.

TAL CENÁRIO REFORÇA A NECESSIDADE DE A TROPA TERRESTRE ESTAR ADEQUADAMENTE CAPACITADA, EQUIPADA E PRONTA PARA O EMPREGO, EM SITUAÇÕES DE NORMALIDADE, CRISE OU GUERRA.

AO ENCONTRO DESSA REALIDADE, A INFANTARIA DA AERONÁUTICA VIVENCIOU, NO DECORRER DESTE ANO, UM PERÍODO DE SIGNIFICATIVAS REALIZAÇÕES, QUE TRADUZEM A CONFIANÇA DE CONDIÇÕES OPERACIONAIS PROMISSORAS PARA OS COMBATENTES TERRESTRES DA NOBRE ARMA. DENTRE ESTAS CONCRETIZAÇÕES, CITAM-SE:

- A ATIVAÇÃO DOS 1º E 2º GRUPOS DE ARTILHARIA ANTIAÉREA DE AUTODEFESA, CUJAS UNIDADES DE EMPREGO ASSEGURAM O SUPORTE À SEGURANÇA DOS MEIOS AÉREOS E TERRESTRES ALOCADOS NAS REGIÕES SUL E NORTE, RESPECTIVAMENTE;

- A ATIVAÇÃO DO NÚCLEO DA BRIGADA DE ARTILHARIA ANTIAÉREA DE AUTODEFESA, PRIMEIRO COMANDO OPERACIONAL DE INFANTARIA DA AERONÁUTICA, AO QUAL SE SUBORDINAM OPERACIONALMENTE O 1º E O 2º GAAAD;

- A PARTICIPAÇÃO DE TROPA TERRESTRE NA MISSÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ESTABILIZAÇÃO DO HAITI, NA QUAL DESTACARAM-SE, NESTE ANO, OS PELOTÕES ORIUNDOS DE UNIDADES DE INFANTARIA DOS COMAR 6 E 7, INTEGRANTES, RESPECTIVAMENTE, DO 15º E DO 16º CONTINGENTES BRASILEIROS NA MISSÃO E CUJAS ATUAÇÕES OPERACIONAIS CONSTITUIRAM-SE OBJETOS DE ELOGIOSAS REFERÊNCIAS;

- AS AQUISIÇÕES DE ARMAMENTO DE PRECISÃO, DE EQUIPAMENTO DE COMUNICAÇÃO, DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL DO COMBATENTE E DE CAMINHÕES DE TRANSPORTE DE TROPA, DESTINADOS ÀS DIVERSAS UNIDADES DE INFANTARIA DA AERONÁUTICA;

- A APROVAÇÃO DE MANUAIS OPERACIONAIS PARA REGULAMENTAR A AÇÃO DE POLÍCIA DA AERONÁUTICA; E

- A INCLUSÃO NO PLANEJAMENTO PARA 2013, DE VAGAS PARA DIVERSOS CURSOS DESTINADOS AO APRIMORAMENTO OPERACIONAL DE OFICIAIS E GRADUADOS DE INFANTARIA, COM BASE NA DOUTRINA BÁSICA DA FAB.

É CERTA A LONGA JORNADA ATÉ QUE A INFANTARIA DA AERONÁUTICA ATINJA SUA PLENITUDE OPERACIONAL, COMPATÍVEL COM O DESAFIO DE PROTEGER A FORÇA AÉREA DO PAÍS QUE REPRESENTA A 6ª ECONOMIA MUNDIAL.

VALOROSOS SOLDADOS DE INFANTARIA, ESTEJAM CONFIANTES DE QUE ESTAMOS TRILHANDO O CAMINHO CERTO EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES REQUERIDAS PARA ATINGIR A PLENITUDE OPERACIONAL. A CONSECUÇÃO DESSES OBJETIVOS DEPENDE, SOBREMANEIRA, DA DETERMINAÇÃO E DO AMOR À FORÇA AÉREA, CARACTERÍSTICAS ESSAS MARCANTES DO COMBATENTE TERRESTRE.

EXORTO-OS, PORTANTO, A SEGUIREM MOTIVADOS PARA EDIFICAR UMA INFANTARIA MODERNA, CAPAZ E À ALTURA DE SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO DO PODER AEROESPACIAL BRASILEIRO.

PARABÉNS, COMBATENTES TERRESTRES DA AERONÁUTICA, PELO SEU DIA!

Ten Brig Ar NIVALDO LUIZ ROSSATO
Comandante do COMGAR



Fonte: COMGAR