28 de Novembro, 2012 - 19:27 ( Brasília )

Aviação

Venezuela – Em 1 Semana perde 3 aviões e 1 helicóptero

Os venezuelanos perderam 2 OV-10 Bronco, 1 K-8 e 1 helicóptero Cougar, além de 1 piloto morto.

Nota DefesaNet para uma reportagem fotográfica das festividades dos 92 da Aviação Militar da venezuela acesse Link

Caracas -
Uma aeronave de treinamento K8, de fabricação chinesa, apresentou uma falha mecânica e caiu nas cercanias da Base Aérea El Libertador de Palo Negro, estado Aragua, ao  final do desfile aéreo que foi realizado para comemorar o Día da Aviação Militar.

 Em uma reportagem da televisão estatal Venezolana de Televisión (VTV) foi  confirmado o  acidente e se informou que os dois pilotos, se ejetaram e foram transferidos sem ferimentos ao Hospital Militar de Aragua.

Por sua parte, o Serviço de Busca e Salvamento (SAR) informou que um helicóptero modelo Cougar, de fabricação francesa, se precipitou ao solo durante as atividades de resgate do K-8 e seus tripulantes sairam ilesos  mas não foram informados mais dados.

Esta informação não tem sido confirmada já que as autoridades não comentaram o ocorrido.

Durante a transmissão que realizava VTV do ato militar, com a presença do vice-presidente Nicolás Maduro e demais autoridades do país, foram  mostradas algumas imagens nas quais se observava  ao fundo uma intensa nuvem de fumaça, que devem ser das aeronaves sinistradas.
 
Este incidente ocorreu a cinco días de um fato similar onde na mesma base  aérea dois OV-10 Bronco se espatifaram no solo após colidirem no ar. Neste acidente morreu um dos três pilotos, major José Rafael Marín Barrios, os demais saíram ilesos.

A Venezuela recebeu as primeiras seis aeronaves K-8 em março de 2010. Com o acidente do dia 27 de Novembro são duas as aeronaves acidentadas das 18 adquiridas. O outro ocorreu em 2010.