Peru compra da Rússia helicópteros para o combate ao narcotráfico

AH-2 Sabre da FAB na LAAD 2011

Cobertura Fotográfica – AH-2 Sabre

O governo da Rússia anunciou hoje (3) a venda de dois helicópteros de ataque e seis de transporte à Força Aérea do Peru. Os helicópteros serão usados em operações militares contra o tráfico de droga e terrorismo. A compra foi confirmada pelo ministro da Defesa do Peru, Jaime Thorne. A expectativa é que até o final do ano todos os helicópteros cheguem ao Peru.

O Peru, a Bolívia e a Colômbia são países utilizados como produtores e corredores para a produção de droga, principalmente cocaína. Os governos dos presidentes do Peru, Alan García, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, intensificaram os combates ao narcotráfico.

Segundo Thorne, em julho de 2010, o governo peruano negociou com a empresa estatal russa exportadora de armas, a Rosoboronexport, o acordo para a compra os helicópteros. Os helicópteros de transporte são do tipo Mi-171Sh Hip e os de ataque Mi-35P Hind.

O ministrou afirmou que o Peru “espera cumprir o contrato com a Federação Russa no final do ano e receber os restantes três helicópteros”. Segundo ele, em abril, foram entregues dois dos helicópteros de ataque e entre maio e dezembro serão enviados os demais.

Nota Defesanet – Os helicópteros serão empregados na região chamada pelos peruanos de "VRAE" ( Valle de los Rios Apurimac y Ene). recentemente a FAB teve a perda de um A29 Super Tucano em condições não explicadas até o momento

Avião da FAB caiu após combater traficantes na Amazônia


 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter