27 de Outubro, 2012 - 12:29 ( Brasília )

Aviação

Airbus inaugura nova fábrica em França

Para produção do avião A350

(Paulo Vilarinho - Público.pt)


O Primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault e o CEO da Airbus, Fabrice Brégier, inauguraram terça-feira a “Linha de Montagem” do avião A350 XWB, em Toulouse (França)., batizada Roger Beteille, o fundador da companhia aérea europeia.

Em plena produção, nesta área de 74 mil metros quadrados, vão trabalhar cerca de 1.500 pessoas, que irão construir até 10 aeronaves por mês a partir de 2018.

A cerimónia contou com a presença de representantes políticos franceses, dos representantes regionais da Airbus, bem como clientes, fornecedores, executivos de topo e mais de 1.000 funcionários.

"A inovação está profundamente enraizada no nosso ADN, algo bem patente no A350 XWB, o mais recente e avançado avião de passageiros do mundo. Hoje lembramos Roger Beteille, um pioneiro da aviação, dando à Linha de Montagem do A350 XWB o seu nome”, salientou o CEO da Airbus.

"É uma grande honra ter o meu nome associado a este magnífico projeto", disse Roger Beteille, presente na inauguração. Os convidados presentes na cerimônia puderam ver o avião A350 XWB a ganhar forma, com as duas primeiras aeronaves (a estática e o primeiro avião pilotável) em diferentes estágios de montagem final.

A aeronave estática, que será utilizada exclusivamente para testes no solo, está quase concluída, contando já com fuselagem completa, duas asas e cauda vertical. A aeronave será depois transferida para o hangar de testes estáticos, em Toulouse. O primeiro A350 XWB pilotável também já tem a fuselagem montada: a asa, a cauda vertical e horizontal estão no interior da FAL e serão anexadas à fuselagem no início de Novembro.

“Beteille foi um dos quatro fundadores da Airbus. Ele foi fundamental no desenvolvimento dos controlos de voo, uma das principais inovações da Airbus , que desde então se tornou num padrão da indústria. Beteille também foi responsável pela introdução pioneira de dois motores em aviões de larga fuselagem, o A300, que realizou o primeiro voo há 40 anos. Com a inauguração desta nova linha de montagem, comemoramos a mais recente geração de dois motores de aeronaves de larga fuselagem, o Airbus A350 XWB.”

A linha de montagem do A350 XWB tem uma área equivalente a quase 300 campos de ténis e o telhado é parcialmente coberto de painéis solares fotovoltaicos, num total de 22 mil metros quadrados, que produzem mais de metade das necessidades energéticas do edifício.

A família A350 XWB é a nova geração de aviões de média dimensão com fuselagem larga. Estas aeronaves altamente eficientes reúnem as mais recentes tecnologias ao nível da aerodinâmica e design para fornecer até mais 25 por cento de poupança no consumo de combustível e nos custos operacionais comparativamente às aeronaves actuais da mesma categoria.

A família A350 XWB é composta por três versões de passageiros com capacidade de voo de longo alcance até 8.500 milhas náuticas/15, 580 km. Numa configuração típica de três classes, o A350-800 disponibiliza 270 lugares, enquanto o A350-900 e o A350-1000 têm 314 e 350 lugares, respectivamente.