01 de Agosto, 2012 - 14:50 ( Brasília )

Aviação

Maior avião da Força Aérea americana em Cabo Frio, RJ

Cargueiro trouxe dois helicópteros que serão usados pela Marinha do Brasil.

Um gigante da Força Aérea americana pousou na segunda-feira (30) no Aeroporto de Cabo Frio, na Região dos Lagos. O avião cargueiro trouxe dois helicópteros, comprados pelo Brasil, que serão usados pela Marinha, segundo o Bom Dia Rio desta terça-feira (31).

Com 53 metros de comprimento, o avião cargueiro modelo C-17 pode alcançar 833 km/h e tem capacidade para transportar 76 toneladas de carga. A aeronave saiu dos Estados Unidos, fez escala em Brasília e pousou na Região dos Lagos pela manhã. Poucas pessoas estavam autorizadas a chegar perto, entrar na aeronave e fazer fotos.

Os dois helicópteros que serão usados pela Marinha ainda vão permanecer no Aeroporto de Cabo Frio por pelo menos mais dois dias. Aeronave identifica submarinos Depois de concluída a montagem dos helicópteros, eles serão levados para a Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia.

As aeronaves que chegaram semiprontas têm avançado sistema eletrônico. Durante os voos são capazes de identificar submarinos e passar informações em tempo real aos navios que operam simultaneamente com os helicópteros. “Esse avião é talvez o maior do mundo Ele trouxe dois helicópteros de dimensões enormes, usados para capturas, buscas no mar, salvamentos.

É um monstro trazendo dois monstros da indústria aeronáutica mundial”, disse o diretor do aeroporto, Pedro Orsini. O avião cargueiro partiu para Brasília na tarde de segunda-feira.