09 de Julho, 2012 - 10:29 ( Brasília )

Aviação

EMBRAER - Previsão de Entrega de 6.800 Jatos de 30 a 120 Assentos em 20 Anos


São José dos Campos - SP, 9 de julho de 2012 – A Embraer prevê que o transporte aéreo mundial, medido de acordo com a demanda de passageiro-quilômetro transportado (RPK), crescerá, em média, 5.0% anualmente, nos próximos 20 anos, o que demandará a entrega de 6.795 novo jatos no segmento de 30 a 120 assentos, em um valor de mercado estimado em USD 315 bilhões a preço de lista. A substituição de aeronaves antigas representará 53% das novas entregas, enquanto os 47% restantes suportarão o crescimento do mercado. A frota mundial de jatos em operação com capacidade de 30 a 120 assentos aumentará de 4.150 aviões em 2011 para 7.375 em 2031.

         Previsão de entrega de jatos comerciais por segmento nos próximos 20 anos
                    Segmento (Assentos)   2012-2021   2022-2031    2012-2031
                                     30-60               0               405               405
                                      61-90           1.325          1.300            2.625
                                     91-120          1.680           2.85             3.765
                                     30-120          3.005           3.790           6.795

Previsão de entrega de jatos comerciais de 30 a 120 assentos por região nos próximos 20 anos
                            Região             Total de entregas     Participação
                     América do Norte          2.195                      32%
                         Europa/CEI              1.905                       28%
                              China                  1.005                      15%
                      América Latina              670                        11%
                Oriente Médio/África            515                         7%
                       Ásia-Pacífico               505                         7%
                   Total (2012-2031)            6.795                      100%

O centro de gravidade da aviação vai se mover para o leste, principalmente para a Ásia e, em proporção menor, para a América Latina. Em 2031, os maiores mercados do mundo serão Ásia Pacífico e China, respondendo por 34% do RPK mundial. A Europa e a América do Norte estarão logo atrás, com 21% do RPK global cada.

 

Os principais fatores que impactam a indústria de transporte aéreo global são o forte ritmo de crescimento econômico nos mercados emergentes, a ascensão da classe média urbana, o crescimento econômico de pequenas e médias cidades, preços de combustíveis, o aumento das preocupações ambientais, maior concorrência entre as companhias aéreas e a busca contínua pela eficiência.

O Oriente Médio será o mercado que apresentará o maior crescimento nos próximos 20 anos, com uma taxa anual de RPK de 7,2%, seguido pela China e América Latina, ambos com 7,0%, Ásia-Pacífico com 5,8%, CEI – Comunidade dos Estados Independentes, com 5,6% e, por fim, África com 5,3%. Economias desenvolvidas crescerão menos, devido à maturidade do mercado de transporte aéreo. América do Norte e Europa crescerão 3,2% e 4,1%, respectivamente.

O segmento de jatos de 61 a 120 assentos, onde a família de E-Jets da Embraer é líder, permite às companhias aéreas maximizar a eficiência operacional e a rentabilidade através de uma melhor posição competitiva. Este segmento representa uma parte significativa da rede de curto e médio alcance da aviação atual. Os E-Jets oferecem flexibilidade às companhias aéreas pelo ajuste à demanda (“right-sizing”), complementando ou substituindo jatos maiores ou mais antigos da mesma categoria e desenvolvendo novos mercados.

O segmento de 30 a 60 assentos tem sofrido impacto dos elevados preços de combustíveis e um ambiente de baixas tarifas, principalmente na América do Norte, onde cerca de 70% dos jatos de 50 assentos estão em serviço. No entanto, esta categoria continuará exercendo um papel importante ao conectar mercados de baixa e média densidade com grandes centros (hubs), ajudando a desenvolver a aviação regional, tão necessária nos países emergentes.

Sobre ao Relatório das Perspectivas de Mercado da Embraer (Market Outllok)

Desde a 1ª edição do Embraer Market Outlook, em 2004, há um esforço de melhoria contínua e aperfeiçoamento do modelo, a fim de identificar e prever tendências futuras. O processo do Market Outlook consiste em duas etapas principais: previsão de demanda de tráfego por região com base em modelos econométricos e a previsão de entregas de novas aeronaves desde turboélices de 30 lugares até wide-bodies.

O relatório completo (Embraer Market Outlook 2012-2031) está disponível em
www.embraercommercialaviation.com