30 de Maio, 2012 - 14:10 ( Brasília )

Aviação

AIRBUS - UNESCO apoia a iniciativa para projetar o mundo de amanhã

Your Ideas’ busca inspirar uma nova onda de talentos em engenharia

A UNESCO está apoiando o desafio da Airbus “Fly Your Ideas”, um concurso para estudantes o qual tem como objetivo inspirar uma nova geração de engenheiros. Um relatório detalhado da UNESCO sobre a capacidade futura em engenharia destaca uma lacuna de habilidades de engenharia que ameaça a indústria e o crescimento. A aviação não é uma exceção. Não há engenheiros aeronáuticos suficientes se formando atualmente para atender às necessidades da indústria e aproximadamente metade deles mudam para outras carreiras quando estão qualificados.

Por meio da competição Fly Your Ideas, a Airbus está oferecendo aos alunos uma visão sobre o mundo da aviação. É uma maneira de aumentar o interesse dos estudantes sobre a indústria. O concurso global acabou de abrir para sua terceira temporada e desafia alunos de todo o mundo a criar novas idéias para uma indústria aeronáutica mais sustentável. Esse concurso envolve três fases com cinco equipes a serem escolhidas como finalistas no verão de 2013, cada um deles com a oportunidade de ganhar um prêmio de 30 mil euros. Todas as equipes têm o apoio de um mentor da Airbus durante o desenvolvimento de seus projetos e, nesta nova temporada, um especialista da Airbus oferecerá conselhos durante os principais estágios da competição.

Charles Champion, vice presidente executivo de engenharia da Airbus e Patrono do Fly Your Ideas, diz: “os engenheiros podem mudar o mundo. Com o Fly Your Ideas, queremos estimular os jovens sobre a aviação e as fascinantes oportunidades que ela tem”.

Ele continua: “as habilidades tecnológicas estão mudando e ter a melhor habilidade técnica não é sempre suficiente para garantir um toque de inovação, para promover uma ideia, ou as habilidades de relacionamento necessárias para liderar equipes multiculturais e ser efetivo em nossa indústria global. O Fly Your Ideas oferece aos alunos de todas as disciplinas a chance de inovar e trabalhar junto em equipes multidisciplinares internacionais. Da mesma maneira que fazemos aqui na Airbus”.

A Dra Lidia Brito, Diretora da Divisão de Política de Ciência e Capacitação da UNESCO, diz: “A Airbus está oferecendo aos alunos uma oportunidade rara de aplicar o aprendizado de sala de aula em um ambiente do mundo real – e com acesso a profissionais seniores da indústria da aviação. A competição Fly Your Ideas é um marco de como a indústria e o mundo acadêmico podem trabalhar em conjunto com o objetivo de diminuir a distância entre a sala de aula e a sala de reuniões. Ela sublinha o papel central da engenharia em criar nosso futuro sustentável e promove a chance dos alunos experimentarem essa aventura”.

O desafio Fly Your Ideas faz parte do Future by Airbus – uma visão pioneira de uma aviação sustentável em 2050. Alunos universitários de outras nacionalidades ou disciplinas – da engenharia ao marketing; da administração às ciências; da tecnologia da informação ao design – estão convidados a participar. As propostas devem abordar os principais problemas que a indústria enfrenta: “energia”, “eficiência”, “crescimento acessível”, “crescimento de tráfego”, “experiência do passageiro”, ou “simpatia da comunidade”.