21 de Maio, 2012 - 08:46 ( Brasília )

Aviação

FAB - ITA comemora 62 anos de excelência


O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição que integra o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), comemorou 62 anos, nesta sexta-feira, dia 18 de maio. 

A  solenidade teve início às 10h no auditório Lacaz Netto (ITA) e contou com a presença de autoridades, ex-alunos, professores, alunos, servidores e convidados. Durante o evento, foram entregues homenagens aos servidores que neste ano completaram 35 anos de efetivos serviços prestados ao ITA e medalhas militares de tempo de serviço.

O ITA foi criado em 1950, com o apoio do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e é hoje uma das melhores Escolas de Engenharia do Brasil. Os primeiros alunos do ITA frequentaram, inicialmente, a Escola Técnica do Exército, atual Instituto Militar de Engenharia (IME), onde os cursos de Engenharia foram ministrados no período de 1947 a 1950.

Este ano, a Instituição firmou com o MIT uma carta de intenções com o intuito de fortalecer uma possível cooperação entre as entidades para promover intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores; projetos de pesquisa e desenvolvimento; avaliação de desafios de educação em Engenharia; e a criação de um novo Centro no ITA, além de proporcionar oportunidades de pesquisa nos próximos meses.

Cursos do ITA

Atualmente, o Instituto conta com cursos de graduação em Engenharia que tem a duração de cinco anos e são oferecidos nas modalidades de: Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica- Aeronáutica, Civil- Aeronáutica, Computação e Aeroespacial.

Os cursos de Mestrado e Doutorado são oferecidos pelo ITA por meio dos seguintes programas de Pós-Graduação: Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Ciências e Tecnologias Espaciais, Engenharia Eletrônica e Computação e Física. O Mestrado Profissional são nas áreas de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial; Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada e Turbina a Gás.

O ITA também conta com o Lato Sensu, no qual são oferecidas duas classes de Cursos de Pós-Graduação: As criadas por Portaria do Comandante da Aeronáutica, em áreas de conhecimento de interesse direto do COMAER, com a maioria do corpo discente composto de Oficiais da Aeronáutica, contando com Oficiais do Exército e da Marinha e as criadas por Portaria do ITA, com o apoio financeiro de empresas e entidades.