04 de Abril, 2012 - 09:00 ( Brasília )

Aviação

EDA - Esquadrilha da Fumaça segue para a Argentina (Força Aérea FM)

"Os embaixadores do Brasil nos céus"

Depois das demonstrações na Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE), em Santiago, no Chile, O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido popularmente no Brasil como Esquadrilha da Fumaça, segue para uma apresentação na Base Aérea da cidade de Mendoza, na Argentina.

A última parada dos pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) na primeira turnê internacional deste ano será a Escola de Aviação Militar, em Córdoba. O piloto número seis da Esquadrilha da Fumaça, Capitão Aviador Álvaro Escobar, afirma que as apresentações ousadas dos T-27 Tucano da Esquadrilha da Fumaça levam uma boa imagem do Brasil e da FAB para outros países da América Latina.

A Esquadrilha


Criada oficialmente em 1952, a Esquadrilha da Fumaça é o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela divulgação da FAB em território nacional e internacional.

Composta por 13 pilotos altamente treinados e capacitados, a Esquadrilha da Fumaça opera com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), e realiza, em média, 100 demonstrações ao ano. Em cada uma delas, o público pode acompanhar uma série de 55 acrobacias de alta performance que incluem o voo de dorso, especialidade da equipe fumaceira.

Em 2006, a Fumaça alcançou o recorde voando com 12 aeronaves em formação de voo de dorso. Apelidados pelos aviadores de Anjos da Guarda, a Esquadrilha conta com uma equipe de graduados especialistas, responsáveis pela manutenção dos Tucanos. Esses profissionais garantem a segurança, a eficiência e a disponibilidade das aeronaves.

Com mais de 3400 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, a Fumaça representa a oportunidade para milhares de pessoas travarem contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira, passando a respeitá-la e admirá-la pela capacidade dos profissionais que a representam.

Reconhecida mundialmente, a equipe representa o Brasil nos principais eventos aeronáuticos, tendo demonstrado em diversos países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Estados Unidos, França, Guatemala, Guiana, Honduras, Inglaterra, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela. Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça está sediada na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga-SP.

Fonte: Agência Força Aérea