19 de Março, 2012 - 09:27 ( Brasília )

Aviação

FAB - Novos pilotos da Aviação de Caça e de Asas Rotativas iniciam especialização operacional


Novos estagiários das Aviações de Caça e de Asas Rotativas apresentaram-se para o início do Curso de Especialização Operacional, na Base Aérea de Natal (RN). A chegada (16/03) marca o início de um novo ciclo para a aviação militar, que se renova a cada ano com as turmas de pilotos advindas da Academia da Força Aérea (AFA). Os militares passam agora a receber instrução nos Esquadrões Joker (2º/5º GAV) e Gavião (1º/11º GAV).

“A motivação é grande para o início dessa nova fase, já que é a realização do curso de caça é o começo da concretização de um sonho”, afirma o Aspirante-Aviador Gregor Gaspar, do 2°/5° GAV. Segundo o Aspirante-Aviador Mendes, do 1º/11º GAV, “o helicóptero é uma máquina desconhecida para nós e que traz toda uma nova gama de possibilidades”.

O Esquadrão Joker (2°/5°GAV) e o Esquadrão Gavião (1°/11°GAV) são unidades de instrução avançada sediadas na Base Aérea de Natal, Rio Grande do Norte. Operam as aeronaves A-29 “Super Tucano” e H-50 “Esquilo”, respectivamente, para a formação dos pilotos de caça e asas rotativas da Força Aérea Brasileira.