16 de Fevereiro, 2012 - 09:56 ( Brasília )

Aviação

FAB - Esquadrão Phoenix completa 30 anos


Com a marca de 60 mil horas voadas, o Esquadrão Phoenix (2º/7º GAv) completa, hoje (15/02), 30 anos de existência. Ativado em 15 de fevereiro de 1982 para vigiar mais efetivamente a porção sul das águas territoriais brasileiras, o Esquadrão é uma das quatro unidades aéreas da Aviação de Patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB). Responsável pela Patrulha Marítima no litoral Sul, o Phoenix trabalha em cooperação operacional com a Marinha do Brasil, ajudando na localização de pessoas, aeronaves e embarcações em emergência no mar e fazendo a vigilância do Atlântico Sul contra embarcações que estejam poluindo ou pescando ilegalmente.

Para o cumprimento dessas missões, utiliza a aeronave P-95B Bandeirante Patrulha, da EMBRAER, que dispõe de um moderno radar de busca de superfície. O voos do 2º/7º GAv muitas vezes buscavam salvar vidas de pessoas desaparecidas no mar, como o caso das jovens que foram encontradas nas proximidades da Ilha do Arvoredo, três dias depois de se perderam durante a prática de windsurf, nas operações Arca de Noé, na enchente que assolou o Estado, em 1983, e, mais recentemente, na Operação Santa Catarina, em 2008, e também na localização de embarcações que ficaram à deriva nos mares do Sul.

Em 2011, o Phoenix recebeu da Marinha do Brasil o “Prêmio Contato – CNTM II FORÇA AÉREA”, destinado ao esquadrão da FAB que fez o maior número de contatos para o Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (COMCONTRAM) dentro da área de responsabilidade SAR brasileira, entre 1º de maio de 2010 a 30 de abril de 2011. O COMCONTRAM tem como tarefa acompanhar o tráfego marítimo na área marítima SAR de responsabilidade do Brasil, a fim de contribuir para a segurança e atender aos compromissos internacionais assumidos pelo País no que diz respeito ao Controle Naval do Tráfego Marítimo (CNTM).

Aniversário

Durante a solenidade, realizada no pátio operacional da BAFL, foram homenageados o “Praça Padrão” e o “Graduado Padrão”, militares que se destacaram entre seus pares ao longo do último ano pela atitude profissional, cultura geral, iniciativa, criatividade, trabalho em equipe e espírito militar. Também foram agraciados os tripulantes que foram elevados operacionalmente.

Entre 12 e 16 de fevereiro, o 2º/7º GAV estará com a exposição "Phoenix 30 anos", das 10h às 22h, no Shopping Iguatemi, a fim de mostrar à sociedade catarinense um pouco da sua história.