26 de Janeiro, 2012 - 18:55 ( Brasília )

Aviação

EADS - Anuncia nova Gestão e Composição do Conselho


Para o texto em inglês acesse o Link

Amsterdã, 26 de janeiro de 2012 – Na reunião de Conselho de Administração da EADS, realizada hoje em Amsterdã, as seguintes decisões foram tomadas:

Presidente e CEO

O Conselho de Administração da EADS nomeia Tom Enders para assumir o cargo de CEO no lugar de Louis Gallois, que termina seu mandato.

Arnaud Lagardère assume o papel de Presidente do Conselho, atualmente ocupado por Bodo Uebber.

A mudança foi definida pelo Conselho e foi resultado do processo de sucessão seguindo as diretrizes de governança da EADS, atualizada em outubro de 2007. Os executivos assumem seus novos cargos em 31 de maio de 2012, durante a Assembléia Geral Ordinária. Os mandatos têm duração de cinco anos.

Bodo Uebber, atual Presidente do Conselho, disse: "As decisões de hoje são um marco importante no desenvolvimento da EADS. Ter clareza sobre o Conselho e cargos de gestão permite que a EADS construa um futuro brilhante no longo prazo em bases sólidas. Estou muito satisfeito e orgulhoso com a composição geral do Conselho de Administração e com as nomeações da equipe de gestão, especialmente pelo seu caráter multinacional. Sei que meu sucessor, Arnaud Lagardère, e todos nós, compartilhamos do mesmo interesse e ambições para a EADS.”

O atual CEO da EADS, Louis Gallois afirmou: "A gestão sente-se grata pelo fato de o Conselho tomar essas decisões importantes, em um clima sereno e em um momento oportuno para facilitar transições profissionais. Tom Enders não só tem uma ampla gama de experiência em todos os negócios do Grupo, mas também tem qualidades de liderança e carisma e um currículo renomado. Tenho certeza de que ele estenderá sua visão para a EADS no melhor interesse de todos os seus stakeholders e em particular aos profissionais da EADS que trabalham em conjunto em nossos países.”

Sir John Parker, presidente do Comitê de Remuneração e Nomeação, concluiu: “É com grande satisfação que, baseado em nosso processo de planejamento de sucessão, encontramos tal riqueza e amplitude de talentos dentro da EADS. Escolhemos a pessoa certa para cada uma das posições, que conseguirão lidar com os próximos desafios estratégicos da EADS e manter a posição de liderança do Grupo. É lamentável que esta geração de gestão ainda não nomeou mulheres, mas a próxima geração já mostra alguns candidatos promissores para as rodadas subseqüentes da sucessão. "

Outros cargos de gestão

Seguindo as recomendações do Comitê de Remuneração e Nomeação, o Conselho também anunciou a nova equipe de gestão, efetiva em 1 de junho de 2012:

•    Fabrice Brégier sucederá Tom Enders e é nomeado CEO da Airbus, a maior divisão da EADS. Günter Butschek, atualmente Chefe de Operações da Airbus, será o novo COO da Airbus.  
•    Harald Wilhelm será o novo Chief Financial Officer (CFO) da EADS, acumulando sua atual função de CFO da Airbus, por conta do pedido de Hans Peter Ring para aposentar-se da empresa em busca de outros objetivos. Hans Peter Ring irá preparar o seu sucessor para essa transição ao longo dos próximos meses e irá manter-se próximo a ele como conselheiro sênior até o final de 2012.
•    Marwan Lahoud, cujo mandato será renovado, continua na posição de Chefe de Estratégia e Marketing (CSMO).
•    Thierry Baril assumirá o cargo de Chefe de Recursos Humanos (RH) para a EADS, acumulando a função de Chefe de RH da Airbus. Jussi Itävuori deixa a empresa após 10 anos como Chefe de RH da EADS. Ele continua representando a EADS no Conselho de Administração da Patria na Finlândia.

Conselho de Administração

Quanto ao Conselho de Administração, muitos membros do Conselho atual seguem para um novo mandato, carregando a experiência adquirida ao longo dos últimos cinco anos. Os seguintes nomes serão apresentados para nomeação na Assembléia Geral Ordinária:
Arnaud Lagardère, 50, sócio-gerente da Lagardère SCA;
Tom Enders, 53, CEO da Airbus SAS;
• Hermann Josef Lamberti, 55, membro do Conselho de Administração da Deutsche Bank AG;
Sir John Parker, 69, presidente da Anglo American PLC;
Michel Pébereau, 70, presidente Honorário da BNP Paribas;
Lakshmi Mittal, 61, presidente e CEO da ArcelorMittal;
Bodo Uebber, 52, membro do Conselho de Administração da Daimler AG;
• Wilfried Porth, 52, membro do Conselho de Administração da Daimler AG;
Dominique D'Hinnin, 52, Sócio adjunto da Lagardère SCA;
Jean-Claude Trichet, 69, ex-presidente do Banco Central Europeu;
 • SEPI, a holding estatal espanhola, irá definir nas próximas semanas o diretor que representará a empresa.
Juan Manuel Eguiagaray e Rolf Bartke optaram por não manter seus cargos no Conselho.

Sobre a EADS

A EADS uma líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa, segurança e serviços relacionados. Em 2010, o Grupo, que inclui a Airbus, Astrium, Cassidian e Eurocopter, faturou € 45,8 bilhões e empregou aproximadamente 122 mil pessoas. www.eads.com