‘Homem avião’ voa a 1.800 metros sobre Dubai

O “homem avião” francês, Vince Reffet, fez um voo a 1.800 metros de altitude em Dubai, o primeiro já realizado, anunciaram os organizadores da Exposição Mundial 2020, que patrocinaram o evento considerado como um feito “histórico”.

O voo foi realizado na última sexta-feira pelo piloto de 34 anos, muito experiente em desafios extremos.

Em um comunicado à imprensa, a Expo Dubai 2020 destacou ter alcançado com “'Jetman Dubai' (…) um feito inédito mundial em sua busca por um voo humano 100% autônomo: decolando do solo e subindo a grande altitude”.

Segundo os organizadores, Vince Reffet sobrevoou alguns metros sobre as águas do Golfo e depois subiu 1.800 metros acima do nível do mar. Então, para descer, abriu o paraquedas a 1.500 metros de altitude.

“É o resultado de um trabalho em equipe extremamente minucioso, no qual todas as etapas pequenas geram enormes resultados. Tudo foi planejado em detalhes, e estou muito feliz pelo progresso alcançado”, afirmou Reffet, citado no comunicado.

“Foi um novo passo em um projeto de longo prazo. Um dos objetivos a seguir é aterrissar novamente após um voo em altitude, sem a necessidade de abrir um paraquedas”, acrescentou.

Para realizar sua última façanha, Reffet voou com uma asa delta de fibra de carbono impulsionada por quatro mini-motores de reação. Controlado pelo corpo humano, este equipamento permite que o ‘Jetman’ atinja velocidades de até 400 km/h, planeje, mude de direção e faça ‘loopings’.

O “Jetman” francês está acostumado a alcançar recordes extremos. Junto ao seu colega Fred Fugen, atravessou no final de 2019 o famoso “Portão do Céu”, uma enorme brecha de 130 metros de altura por 30 de largura, no parque montanhoso do Monte Tianmen, localizado na província de Hunan, sul da China.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter