Cerimônia marca transmissão de cargo de Diretor de Ensino da Aeronáutica

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta segunda-feira (17/02), a cerimônia militar de transmissão do cargo de Diretor de Ensino da Aeronáutica, do Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita ao Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad. A solenidade, realizada em Brasília (DF), foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho.

O evento contou com a presença do ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; do Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino; do Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo; do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; do Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; do Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Pinto Macêdo; de Oficiais-Generais do Exército Brasileiro e da Aeronáutica, além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares e convidados.

O Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro Lourenço, presidiu o ato de transmissão do cargo e enalteceu o trabalho do Major-Brigadeiro Mesquita. “É preciso coragem para ser diferente e muita competência para fazer a diferença. Embora a autoria desta frase seja desconhecida, torna-se fácil personificá-la a alguém que, ao longo de seus 40 anos, dedicou-se de corpo e alma aos serviços da Força Aérea Brasileira", declarou.

Na despedida do cargo e do serviço ativo, o Major-Brigadeiro Mesquita fez agradecimentos. “Na Força Aérea Brasileira, encontrei a escola da vida, de valores, de atributos e de exemplos éticos que tão bem poderiam servir a tantos cidadãos brasileiros. Expresso, de público, gratidão e agradecimento aos meus comandados de todos os tempos, aos quais procurei servir sob a inspiração do juramento de tratar com afeição os irmãos de arma e com bondade os subordinados”, discursou.

Expectativas

O novo Diretor de Ensino, Major-Brigadeiro Mrad, falou da expectativa no novo cargo. "Eu poderia afirmar que as minhas expectativas são as melhores possíveis. Vejo a área de ensino como um instrumento, uma ferramenta de transformar qualquer Organização. Então, é por meio de boas práticas e de uma cultura voltada para isto que nós teremos, realmente, profissionais cada vez melhores", disse.

O Major-Brigadeiro Mrad é natural de Barbacena (MG) e ingressou na FAB em 1º de março de 1980. Foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 12 de dezembro de 1986 e promovido ao atual posto em 31 de março de 2018. Possui todos os cursos militares de carreira, além de:  Padronização de Instrutor de Voo; Piloto de Combate no Exército Brasileiro; Segurança de Voo; e Busca e Salvamento.

Entre os principais cargos exercidos estão: Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficias da Aeronáutica (EAOAR); Adido de Defesa e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil no Equador; Chefe de Gabinete da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA); Diretor de Administração Financeira da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF); e Diretor de Economia e Finanças da Aeronáutica. Possui mais de 5 mil horas de voo e 13 condecorações nacionais e uma internacional.

Fotos: Soldado A. Soares/CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter