EPCAR realiza cerimônia de entrega de platinas a novos alunos

Sargento Júlio Fonseca, Aspirante Flávia E Capitão Oliveira Lima

 

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), realizou a cerimônia de entrega de platinas aos novos alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). A solenidade de conclusão do Estágio de Adaptação Militar (EAM) foi realizada na sexta-feira (07/02), no Pátio de Formaturas da Escola.

No período do Estágio, que iniciou no dia 18 de janeiro de 2020, os alunos foram submetidos a uma intensa rotina para adaptação às particularidades e peculiaridades da vida militar. O curso englobou instruções militares, bem como realização de atividades administrativas e doutrinárias, visando à adaptação e à inserção dos valores referentes à Missão Institucional da Escola.

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, presidiu a solenidade e destacou que a carreira escolhida exigirá sacrifícios, dedicação e esforço. “A força de união da turma é o catalisador de empenho que impulsiona o apoio coletivo e a superação dos momentos difíceis que certamente virão. O Brasil deposita muita confiança nos senhores, pois serão o oxigênio da renovação, o entusiasmo que contagia e o peito juvenil que nos impele para frente. Parabéns, turma Anhur!”, discursou o Oficial-General.

Um dos responsáveis pela preparação dos integrantes do Esquadrão Anhur – nome escolhido pelos componentes da turma – foi o Comandante do Esquadrão, Major Aviador José Adriano Hespanhol. Segundo o Major, todos os objetivos foram alcançados para que os novos alunos da Escola estejam aptos para enfrentarem as novas etapas do Curso Preparatório. “Há alguns dias recebemos jovens com sonhos e todos demonstraram dedicação para superarem as dificuldades deste período de adaptação. Agora, chegam vitoriosos para este momento da entrega das platinas, que é muito especial e será lembrado para sempre por cada um”, declarou.

Para o aluno Gustavo Pires Lopes Pinto, 16 anos, natural de Sorocaba (SP), primeiro colocado do CPCAR 2020, a data coroou três anos de dedicação aos estudos para obter a aprovação no processo seletivo. “Essa foi a terceira vez que prestei a prova e fiquei muito surpreso ao obter a primeira colocação. Estar aqui, depois de um estágio bem intenso e longe da família pela primeira vez, é a realização de um sonho, o primeiro passo de uma grande carreira”, afirmou Lopes, que almeja futuramente ser piloto de caça e, posteriormente, voar nas aeronaves A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

Ao término da solenidade, marcada pela incorporação dos novos alunos à tropa, ocorreu o desfile em continência ao Brigadeiro Bellintani, e o Esquadrão Anhur, entoou, pela primeira vez na condição de alunos da EPCAR, o seu grito de guerra.

A EPCAR

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar foi criada em 28 de março de 1949, primeiramente como Curso Preparatório de Cadetes do Ar, sendo denominada Escola em 21 de maio de 1950. A sua criação procurava atender as necessidades emergentes da Força Aérea Brasileira (FAB): preparar os futuros oficiais aviadores, intelectual e militarmente, com vistas à integração à Escola de Aeronáutica, atual Academia da Força Aérea (AFA).

Atualmente, a EPCAR conta com alunos matriculados nos três anos do Ensino Médio, mantendo sua missão de preparar o futuro cadete da Força Aérea Brasileira, por meio do CPCAR.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter