Força Aérea forma 614 novos soldados nas regiões Norte e Sudeste

Aspirante Flávia E Tenente-Coronel Santana

Agora sou um novo homem, sou Soldado da Força Aérea Brasileira!“, comemorou o Soldado Caio Lopes Alves, na cerimônia militar de conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Guarnição Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP), realizada na quarta-feira (04/12), na Base Aérea de São Paulo (BASP). Nas últimas duas semanas, a FAB formou 614 novos soldados em sete Organizações pelo País.

O curso promovido pelo Grupo de Segurança e Defesa de São Paulo (GSD-SP), na BASP, teve duração de quatro meses e incluiu em sua grade curricular instruções militares teóricas e práticas, como o Exercício de Campanha (EXEC), disciplina que tem como objetivo adaptar os alunos às condições naturais do terreno, desenvolvendo e aprimorando habilidades voltadas para o combate.

Espírito de Corpo

“O que mais repassamos aos recrutas é o espírito de corpo, a unidade e o trabalho em equipe, características que contribuem muito para o amadurecimento desses jovens”, contou o Comandante da Esquadrilha de Formação de Soldados do GSD-SP, Tenente Pedro Marano Gonzalez.

Emoção e aprendizado para vida

“É uma honra fazer parte de tudo isso e ter conquistado a posição de Destaque da Turma. Acredito que todo cidadão brasileiro deveria passar pela experiência de servir à Pátria, é um aprendizado ímpar”, complementou o Soldado Caio Lopes.

Para o primeiro colocado da Turma, concluir o curso foi muito gratificante. “Descobri uma força que não sabia que tinha. Minha vida mudou muito quando ingressei na FAB, foi lapidada. Tudo o que aprendi aqui, levarei para minha vida inteira”, disse o Soldado Daniel Weber Soares.

UNIFA

No Rio de Janeiro (RJ), a cerimônia militar promovida pela Universidade da Força Aérea (UNIFA) ocorreu na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), na quarta-feira (04/12). Ao todo, 130 recrutas participaram da solenidade, presidida pelo Comandante da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto. “Não se esqueçam dos valores profissionalismo, comprometimento e, principalmente, da hierarquia e disciplina que, durante todo o curso, foram exaustivamente enfatizados. Ajam sempre com honestidade de propósito, ou seja, podem até errar, mas na certeza de que estavam tentando acertar. Parabéns, novos soldados! Sejam, definitivamente, bem-vindos à Força Aérea Brasileira”, ressaltou o Oficial-General.

Durante 17 semanas de curso, os recrutas participaram de instruções de ordem unida, legislação militar, armamento, munição e tiro, segurança e defesa de instalações militares, atividade operacional em ambiente de selva, treinamento físico, entre outras atividades. 

O Soldado Lucas Lima de Oliveira foi homenageado por ter sido o primeiro colocado da turma no curso de formação, com desempenho excepcional em todas as avaliações. Já o Soldado Alexandre Dias de Azevedo Milhomen foi escolhido pelos companheiros de turma e instrutores como Militar Padrão, devido à sua exemplar conduta e espírito de corpo.

GUARNAE-BH

No Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS), a cerimônia militar de juramento à Bandeira Nacional da 2ª Turma de 2019 do Curso de Formação de Soldados da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte (GUARNAE-BH) foi realizada na sexta-feira (29/11).

Presidida pelo Chefe do Esquadrão de Comando do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Coronel Intendente Angelo Nascimento Marroso, a solenidade de formatura dos 46 novos Soldados da Força Aérea Brasileira, da Turma Falcão, contou com a participação de Chefes das Organizações Militares da Guarnição, familiares e amigos dos formandos.

“Mantenham-se vigilantes, retos no caráter e no cumprimento da Missão. Foco, força e fé. Foco para realizar seus objetivos. Força para nunca desistir de lutar e fé para se manter de pé”, ressaltou o Coronel, ao parabenizar os formandos. “Ser soldado é mais que profissão, é missão de grandeza”, concluiu.

O recruta Thiago Rodrigues de Oliveira Paixão foi homenageado como primeiro colocado da turma e como recruta padrão, por sua conduta militar, zelo, responsabilidade e elevado espírito de corpo.

“Desde criança, ele é muito esforçado e dedicado. Estou muito feliz, radiante. Era um sonho dele servir à Força Aérea Brasileira e ele conquistou”, destacou o pai do homenageado, Capitão da Polícia Militar Hélio Carlos Pinto da Paixão.

GUARNIÇÃO DE AERONÁUTICA DE SANTA CRUZ 

Na Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz (GUARNAE-SC), no Rio de Janeiro (RJ), 50 soldados se formaram. A cerimônia militar da Turma Atlas aconteceu na sexta-feira (29/11) e foi presidida pelo Comandante da GUARNAE-SC, Coronel Aviador Alessandro Cramer.

Durante a cerimônia, três homenagens reconheceram militares que se destacaram durante o curso. Com média 10, o Soldado Yury dos Santos Cedro foi homenageado pela dedicação às etapas do curso. Eleito pelos monitores e por seus pares, o Soldado Douglas de Moura Duarte foi escolhido como Soldado Padrão pela irreparável conduta militar, zelo, responsabilidade e espírito de corpo. Já o Soldado João de Paiva da Costa foi destaque no quesito operacionalidade.

“A 2° turma de 2019 representou mais um grande desafio ao Esquadrão de Segurança e Defesa da Ala 12, que mesmo envolvido em diversas frentes de trabalho, manteve a excelência no curso de formação”, pontuou o Comandante da GUARNAE-SC.

ALA 8

Ocorreu na sexta-feira (29/11), em Manaus (AM), a solenidade militar de compromisso à Bandeira Nacional e encerramento do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Ala 8. Como homenagem aos militares, o Comandante da Ala 8, Brigadeiro do Ar Mauricio Carvalho Sampaio, entregou o diploma que reconhece a dedicação e o esforço apresentado pelos militares durante o curso.

A formação contemplou diversas instruções, como Conduta Militar, Ordem Unida, Táticas de Combate Terrestre, Polícia da Aeronáutica, Segurança Militar, Hinos e Canções, Atividade de Campanha, entre outras. Foram homenageados como alunos destaque durante o curso, os Soldados Thiago Gedeon Ramos Pimentel e Pedro Paulo Jardina da Costa.

No total, 79 jovens cumprirão um ano de serviço militar obrigatório, sendo os primeiros seis meses no Grupo de Segurança e Defesa de Manaus (GSD-MN). Em seguida, serão distribuídos entre as Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Manaus.

ALA 7

A ALA 7, em Boa Vista (RR), realizou na sexta-feira (28/11), a cerimônia militar alusiva ao compromisso à Bandeira Nacional dos Recrutas da Turma Lobos, a segunda turma de 2019 do Curso de Formação de Soldados. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Ala 7, Coronel Aviador Newton de Abreu Fonseca Filho, e contou com a presença de autoridades, efetivo e familiares dos formandos.

Na ocasião, o Soldado Josenilton Pascoal Herksedek foi agraciado com Mérito Acadêmico por ter sido classificado como primeiro colocado da 2ª Turma de 2019. O Soldado Felipe Lucas da Silva Filho foi homenageado como Destaque Operacional no Exercício de Campanha, pela sua irrepreensível conduta militar, zelo, responsabilidade e elevado espírito de corpo, demonstrados durante Instrução.

Fotos: Cabo Siqueira / Sargento Leonardo / Sargento Matheus Melo / Soldado Mascarenhas / Soldado Zancanaro / Soldado Hankkenen / Cabo A. Pardo

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter