Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica realiza diplomação de 144 Oficiais

Tenente Raquel Alves E Tenente-Coronel Santana

A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), realizou, nesta sexta-feira (06/12), a cerimônia militar de diplomação de 144 Oficiais-Alunos do Curso de Altos Estudos Militares (CAEM) e do Curso de Comando e Estado Maior (CCEM). A solenidade, realizada na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, acompanhado do Comandante da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Isaías Augusto de Carvalho Neto.

Os Oficiais-Generais foram recebidos pelo Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto. A  cerimônia contou, ainda, com a presença do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita; do Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel; do Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Carlos Alberto Dias Martins; do Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo; do Diretor do Parque de Material Aeronáutico do Galeão, Major-Brigadeiro Engenheiro Jorge Luiz Cerqueira Fernandes; do Comandante do Centro de Aquisições Específicas, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento; dentre outras autoridades civis e militares.

O Comandante da Aeronáutica parabenizou os Oficiais-alunos. “A Força Aérea orgulha-se em capacitar os militares que concluíram, com dedicação e empenho, os Cursos de Altos Estudos Militares e de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica. Essa qualificação profissional representa um marco na carreira desses oficiais”, disse o Oficial-General.

Durante a solenidade, o Oficial mais antigo do Curso de Altos Estudos Militares, Coronel Intendente Mauro Roma Cardoso de Barros, recebeu das mãos do Comandante da Aeronáutica o diploma de conclusão do curso. A primeira colocada do Curso de Comando e Estado Maior, Tenente-Coronel Intendente Priscila Maria Frank Braz Guimarães, também recebeu o diploma de conclusão do curso e a medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo.

Para o Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto,  os cursos prepararam, ainda mais, os militares para o prosseguimento da carreira. “Asseguro que os militares que concluíram os cursos hoje estão prontos para liderarem e conduzirem o planejamento estratégico e a alta administração da Aeronáutica ”, disse o oficial-general. 

Cursos

O Curso de Altos Estudos Militares tem por finalidade proporcionar aos Coronéis, em condições de ascender ao Generalato, dos Quadros de Oficiais Aviadores, Engenheiros, Intendentes, Médicos e da Infantaria, os conhecimentos necessários ao planejamento institucional e à alta administração do Comando da Aeronáutica. Já o Curso de Comando e Estado-Maior, tem por finalidade capacitar os Oficiais Superiores para o exercício de Funções de Estado-Maior e o desempenho de cargos de Comando, Direção e Chefia.

Fotos: Soldado Wilhan Campos/CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter