EPCAR forma 154 alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar

Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), realizou, neste sábado (07/12), a cerimônia militar de conclusão do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) dos 154 alunos da Turma Pastor. Esta é a primeira vez na história da EPCAR, ao longo de seus 70 anos de criação, que alunas integram uma turma.

A solenidade foi presidida pelo Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo, que foi recebido pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani.

O evento contou, também, com a presença do Paraninfo da Turma, Tenente-Brigadeiro do Ar Cherubim Rosa Filho; do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita; do Diretor de Economia e Finanças da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad; do Chefe do Gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; do Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica (COMGEP), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; do Chefe do Subdepartamento de Administração do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Brigadeiro do Ar José Aguinaldo de Moura; do Diretor do Centro de Estudos Estratégicos do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro do Ar Adalberto Zavaroni; além de autoridades militares, civis e familiares dos formandos.

"Nossa meta é forjar um conjunto de líderes com exemplo, competência, habilidade, conhecimentos e atitudes. Os formandos estão preparados, no caminho certo", destacou o Major-Brigadeiro  Mesquita.

A solenidade foi marcada pela Incorporação da Bandeira Nacional; Passagem da Condução do Estandarte da Escola, feita pelo Líder do Corpo de Alunos ao primeiro colocado da Turma do segundo ano do Curso; Entrega de Prêmio ao Primeiro Colocado; Entrega de Distintivos de Conclusão do CPCAR e Desfile Militar.

Para o primeiro colocado da Turma Pastor, Aluno Matheus Ernesto Martins de Paula, este é um momento de orgulho. "Isso representa, para mim, o resultado de bastante estudo e dedicação, além do apoio tanto da minha turma, quanto dos meus familiares, amigos, professores e do efetivo da Escola", destacou.

Ao total, 14 alunas fizeram parte da primeira turma da EPCAR com mulheres. "É uma grande alegria ter sido formada na primeira turma com alunas. Foi uma adaptação difícil, mas com muita disciplina, empenho e dedicação, conseguimos superar tudo isso, é bastante gratificante", disse a formanda Milena Zambaldi do Nascimento Lara.

"Uma sensação ímpar do dever cumprido, de formar mais uma turma na EPCAR e, desta vez, com a presença feminina. Um grupo que se mostrou extremamente unido e aguerrido e, com isso, demonstramos o cumprimento da nossa Missão de prepará-los para o ingresso na AFA", comentou o Comandante da EPCAR.

O CPCAR tem duração de três anos e prepara os alunos seguindo o preconizado no currículo do Ensino Militar, com instruções nos campos militar e físico.

Entrega de Certificados

Nessa sexta-feira (06), ocorreu a cerimônia de entrega de Certificados de Conclusão do Ensino Médio da EPCAR da Turma Pastor. A solenidade foi presidida pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, e contou com a presença do Paraninfo da Turma, Tenente-Brigadeiro do Ar Cherubim Rosa Filho; do Chefe do Estado-Maior do COMGEP, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; do Diretor do Centro de Estudos Estratégicos do EMAER, Brigadeiro do Ar Adalberto Zavaroni, entre outras autoridades militares e civis.

"Desejo a todos os formandos da Turma Pastor muita sorte, muitos estudos e que sejam muito felizes em suas vidas", destacou o Paraninfo.

Durante a cerimônia, foram entregues prêmios aos quatro alunos que se destacaram no CPCAR: Destaque Acadêmico, Conceito Final, Instrução Militar e Treinamento Físico Profissional Militar. Também foi premiado o Atleta Padrão e os três primeiros colocados do Curso. O primeiro colocado recebeu, ainda, homenagens concedidas pela Associação de Poupança e Empréstimo – POUPEX e pelo Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER). Em seguida, foram entregues os certificados aos 154 concludentes.

O Aluno Lucas de Araújo Brum de Souza Guerra foi o orador da Turma. "Já bateu a saudade, mas valeu cada segundo aqui nessa querida Escola", disse ele, durante o discurso.

O Diretor de Ensino da Aeronáutica e o Paraninfo da Turma foram homenageados pelos alunos.

Fotos: Sargento Domingos / EPCAR

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter