04 de Dezembro, 2019 - 10:50 ( Brasília )

Aviação

Comandante da Aeronáutica ministra palestra a alunos do Estágio de Comando da FAB

Oitenta e um Oficiais assistiram à apresentação sobre a conjuntura atual da FAB e características da liderança

Tenente Jonathan Jayme E Tenente-Coronel Santana


O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, ministrou palestra, nesta segunda-feira (2), a 81 Oficiais que estão cursando o Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira (ECFAB). No evento, realizado na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ), o Oficial-General informou os militares sobre a conjuntura atual da Força Aérea Brasileira (FAB) e apresentou temas relacionados à chefia e liderança.

Participaram da palestra o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita; o Comandante da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto; o Chefe de Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; entre outros Oficiais-Generais da FAB.

Na apresentação, o Tenente-Brigadeiro Bermudez discorreu sobre as Escolas e Cursos de formação, ressaltando a evolução no Sistema de Ensino da Aeronáutica. A palestra ressaltou os Projetos Estratégicos, como o KC-390 Millennium e o F-39 Gripen, e seus potenciais. Esclareceu, ainda, sobre carreira militar e legislações correlatas.

O Comandante da Aeronáutica encerrou a palestra falando sobre a conduta militar, intrínseca à chefia e liderança. “Sejam justos e procurem sempre agir pelo exemplo, de acordo com as experiências já adquiridas”, enfatizou.

O Estágio

O ECFAB teve início nesta segunda-feira (2) e será concluído na sexta-feira (6). Os 81 Oficiais pertencem aos quadros de Aviação, Intendência, Infantaria, Engenharia, Medicina, Farmácia e Controle de Tráfego Aéreo. O ECFAB tem por finalidade atualizar os estagiários quanto aos preceitos da Administração Pública Federal, por meio de palestras, aulas e painéis, para o exercício do cargo de gestor em Organizações Militares. O objetivo é, também, fornecer orientação geral que permita exercer a função para a qual cada um foi designado, de forma compatível com a política traçada pelo Comando da Aeronáutica, tanto na área administrativa como na área operacional.

Comandante da Aeronáutica participa de encontro anual da SOMAERO


O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, participou, na noite desta segunda-feira (2), do encontro de confraternização civil-militar da Sociedade dos Melhores Amigos da Aeronáutica em São Paulo (SOMAERO). O evento, ocorrido no Mosteiro de São Bento, em São Paulo (SP), é realizado anualmente para propagar a cultura aeronáutica.

Em discurso, o Tenente-Brigadeiro Bermudez ressaltou a parceria entre os meios civil e militar, proporcionada pela SOMAERO. “Essa ligação constitui um firme suporte ao desenvolvimento de ações sociais, ao incremento de cooperações técnico-científicas voltados à indústria aeroespacial e à troca de experiências históricas, políticas, acadêmicas e sociais, que buscam o engrandecimento coletivo”, destacou. Ao final do evento, o Comandante da Aeronáutica recebeu da SOMAERO uma placa de agradecimento pela atuação junto à entidade. 

O Diretor-Presidente da SOMAERO, Reinaldo Theocharis Papaiordanou, lembrou dos heróis brasileiros que lutaram e morreram na Segunda Guerra Mundial. Também agradeceu e reconheceu o trabalho dos militares da Força Aérea Brasileira para o desenvolvimento da SOMAERO. "Obrigado pelo trabalho, dedicação, patriotismo e profissionalismo no cumprimento da Missão. Reconhecemos o esforço, o sacrifício e a doação dos militares da Força Aérea Brasileira", completou. 

Participaram, ainda, do evento o Cônsul Geral de Portugal, Embaixador Paulo Jorge Nascimento; o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito; o Senador Major Olimpio; Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica; o Consul-Geral da Grécia, Stylianos Hourmouziadis; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica; e o Dom Abade do Mosteiro de São Bento, Dom Mathias Tolentino Braga. 

A Sociedade

A SOMAERO, criada por um conselho de Oficiais-Generais no ano de 2015, é uma Instituição de natureza civil que tem como objetivo preservar e difundir a cultura militar, especialmente a aeronáutica, bem como promover a integração e ações sociais entre as sociedades civil e militar.

 

Fotos: Soldado Wilhan Campos / CECOMSAER