18 de Outubro, 2019 - 10:30 ( Brasília )

Aviação

Reunião no Seripa V começa a preparar 10ª edição do CPAA-AG


A avaliação da última edição e os preparativos para o 10º do Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – Aeroagrícola (CPAA-AG) foram o tema da reunião ocorrida no dia 1º de outubro (terça), na sede do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), em Canoas/RS.

O Sindag esteve representado no encontro pelo secretário executivo Júnior Oliveira, que estava acompanhado do diretor Alan Seger Poulsen (Taim Aero Agrícola) e do empresário Enio de Cesere (Santa Vitória Aviação Agrícola).

O curso, que ocorre sempre no início do segundo semestre (a última edição foi de 15 a 26 de julho deste ano), aproveitando o período de entressafra para a grande maioria dos operadores, e é dirigido a pilotos, empresários aeroagrícolas, gestores, técnicos e outros profissionais ligados ao setor aeroagrícola.

O candidato apresentar a indicação feita pela organização ou empresa a que pertence. Iniciativa do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e promovido pelo Seripa V, o CPAA-AG tem Alan Poulsen e De Cesere entre seus instrutores e o currículo abrange gerenciamento do risco na atividade aérea, aspectos jurídicos no acidente aeronáutico, combustíveis e lubrificantes, utilização de agrotóxicos e manutenção de aeronaves, entre outros temas. Os alunos ainda participam de atividades práticas de vistoria de segurança de voo e elaboração de relatórios de prevenção.

Conversam sobre novas ações conjuntas


A parceria realização de novas rodadas de encontros sobre segurança operacional nos três Estados do Sul do País esteve na pauta da conversa entre o secretário executivo do Sindag, Júnior Oliveira, e o chefe do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), em Canoas/RS, tenente-coronel aviador Carlos Henrique Baldin.

O Sindag já é apoiador do Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – Aeroagrícola (CPAA-AG), realizado todos os anos pelo Seripa V (e que teve sua última edição em julho) e a intenção é realizar uma nova rodada do Sindag na Estrada com foco em segurança operacional.

A exemplo da ocorrida em março do ano passado, passando por paraná e Santa Catarina. Oliveira também entregou a Baldin o certificado dedicado pelo Sindag ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) como apoiador do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil.

Fonte/Fotos: SINDAG -
Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola