10 de Outubro, 2019 - 10:45 ( Brasília )

Aviação

A 33ª EXPOAER – Exposição Aeronáutica está chegando na ALA 3 em Canoas (RS)

É neste sábado, dia 12 de outubro de 2019, das 10 às 16 horas.

A Ala 3 (antiga Base Aérea de Canoas) realizará mais uma edição da EXPOAER Exposição Aeronáutica . O evento realizado tradicionalmente no dia 12 de outubro feriado alusivo ao dia das crianças e a Nossa Senhora Aparecida acontecerá das 10 às 16 horas aberto ao público A EXPOAER, também conhecida como “Portões Abertos”, tem por objetivo mostrar à comunidade a atividade diária da FAB, proporcionando um a oportunidade para contemplar as aeronaves militares e demais equipagens aéreas disponíveis, estimulando a interação entre civis e militares, estreitando os laços entre a sociedade brasileira e a Força Aérea Brasileira (FAB).

A EXPOAER também tem um papel fundamental de divulgar o “Dia da Força Aérea Brasileira e Dia do Aviador” (comemorado dia 23 de Outubro), despertando a consciência cívica para o papel da Aviação em prol da segurança e do desenvolvimento do País, assim como homenagear os profissionais da Aviação que promovem a manutenção da paz, do desenvolvimento e do bem estar comum, além de reverenciar Alberto Santos Dumont Pai da Aviação que, na data do dia 23 de outubro de 1906, decolou pela primeira vez com o 14 BIS no Campo de Marte, em Paris.

ATRAÇÕES: Pouso e decolagem das aeronaves de caça F5M e aeronave de patrulha marítima P95 Bandeirulha, sediados em Canoas; Exposição institucional da Força Aérea com artigos oficiais para distribuição gratuita; Exposição de plastimodelismo (maquetes de vários modelos de aviões de combate e comerciais). Hangar da leitura e recreação infantil (Secretaria da Cultura de Canoas); Praça de brinquedos infláveis; Praça de alimentação; Estandes de produtos e serviços; além do concerto da Banda de Música da ALA 3.

No estande institucional da FAB, será possível vestir o uniforme oficial (macacão de voo e capacete) dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça para fotos. O público também poderá levar para casa, réplicas das principais aeronaves da FAB para recortar e montar e desenhos para a criançada pintar. Importante ressalt ar que este ano, infelizmente, não haverá participação da Esquadrilha da Fumaça.



EXPOSIÇÃO ESTÁTICA DE AERONAVES:

- F-5EM Tiger, do 1º/14º Grupo de Aviação Esquadrão Pampa’;
- C-95M Bandeirante, do 5° ETA ‘Esquadrão Pégaso’;
- C-98 Caravan, do 5° ETA ‘Es quadrão Pégaso’;
- C-97 Brasília, do 5° ETA ‘Esquadrão Pégaso’;
- P-95 Bandeirante Patrulha, do 2º/7º Grupo de Aviação ‘Esquadrão Phoenix’;
- H-60L Black Hawk, do 5º/8º Grupo de Aviação ‘Esquadrão Pantera’;
- P-3 , do 1º/7º GAV Grupo de Aviação E squadrão Orugan ,
- R-35 , do 1º/6º Grupo de Aviação Esquadrão Carcará e
- R-99 , do 2º/6º Grupo de Aviação Esquadrão Guardião.

O evento “Portões Abertos” é realizado desde 1986 e ganhou o nome EXPOAER em 1989. Esta é sua 33 ª edição. Pelo seu vulto e envolvimento, é o maior evento realizado em Canoas, tanto, que já faz parte do Calendário Oficial desta cidade, sendo plenamente apoiada pelo Governo Municipal.

Normalmente é esperado um público visitante em torno de 50 mil pessoas durante todo o dia. O recorde foi em 2015, quando o evento ocorreu no dia 15 de novembro, com um público de 55 mil pessoas.

A ALA 3 é a nova unidade operacional do Comando da Aeronáutica, formada pela união das Organizações Militares desativadas: Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) e Base Aérea de Canoas (BACO).

Segunda das 15 ALAS ativadas pela Força Aérea Brasileira em todo o País, representa um passo importante no processo de reestruturação pelo qual passa a FAB.

Mais operacional e compacta, a ALA 3 chega com o intuito de aperfeiçoar o cumprimento da missão da Aeronáutica que é manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria.

Com sede nas instalações da antiga BACO, atualmente, nela estão sediadas as seguintes Unidades Militares:

- Grupo de Segurança e Defesa (GSD) Batalhão Cruzeiro do Sul;
- 1º Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE) Esquadrão Laçador;
- 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação (1º/14º GAV) Esquadrão Pampa;
- 5º Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA) Esquadrão Pégaso;
- 2º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação (2º/7º GAV) Esquadrão Phoenix;
- 2º Esquadrão do 1º Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC) Esquadrão Aranha;
- Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas (DTCEA CO) Esquadrão Coruja; e
- Grupo Logístico da ALA 3.

Desta forma, pelo fato de contar com estes Esquadrões, os quais cumprem missões diferentes, esta Organização Militar é considerada uma das mais operacionais e mais completas da Força Aérea Brasileira.